18.4 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Eleitor brasileiro é jovem e tem baixa escolaridade

- Publicidade -

30/09/2014 13h42

Maioria dos brasileiros aptos a votar nas eleições deste ano tem idade entre 18 e 44 anos e possui baixa escolaridade, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que cerca de 60% dos eleitores brasileiros têm menos de 45 anos e se declaram solteiros.

Os números revelam ainda que 74% dos 142,8 milhões de cidadãos aptos a votar ainda não concluíram a educação básica e 1 em cada 20 eleitores tem diploma de curso superior.

Apesar da maioria de jovens, as estatísticas do TSE já captam o processo de envelhecimento por que passa a população brasileira, registrando queda de pelo menos 2% na proporção de eleitores entre 18 e 44 anos, em relação às eleições de 2010.

Outro aspecto observado no atual processo eleitoral é a redução de eleitores na faixa etária de 16 e 17 anos, que já podem se manifestar nas urnas, mas não são obrigados a votar. A redução da participação desse grupo tem sido analisada como possível desinteresse da juventude pelo processo político.

Conforme o TSE, apenas 5,6% dos eleitores concluíram um curso superior. Na comparação regional, Nordeste e Norte estariam abaixo da média nacional, e o melhor desempenho é da Região Centro-Oeste (9,7%), cuja média é puxada pelo Distrito Federal (24,2%).

Os dados disponíveis mostram que os eleitores analfabetos representam 5,17% do total, e a fatia dos que sabem ler e escrever e dos que ainda não concluíram o ensino fundamental corresponde a 42,28% do total.

Os que já completaram o ensino fundamental são 7,21% e os que ainda estão cursando o ensino médio, 19,26%. Aqueles que já finalizaram a educação básica representam 16,69% do eleitorado.

Apesar do baixo grau de instrução da maioria dos eleitores, há avanços em comparação com anos anteriores. Os números das próximas eleições devem mostrar melhores resultados a partir da atualização dos dados dos eleitores, que é feita no momento da implantação do sistema biométrico de identificação.

O processo foi iniciado este ano e deverá estar concluído para o próximo pleito, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral.
(Jornal do Senado)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights