21 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Em busca de 200 mil votos, rivais flertam com o PMDB

- Publicidade -

06/10/2014 17h36 – Atualizado em 06/10/2014 17h36

Willams Araújo

Com confronto marcado para o segundo turno das eleições, os candidatos do PT, Delcídio do Amaral, e do PSDB, Reinaldo Azambuja, ao governo de Mato Grosso do Sul, começam a traçar estratégias na tentativa de atrair o apoio do PMDB, cujo representante no pleito, Nelsinho Trad, ficou fora da disputa.

Para analistas, como a diferença entre os dois foi de apenas 50.587 votos, a briga no segundo turno promete ser acirrada.

Na prática, ambos sonham em abocanhar uma fatia dos mais de 200 mil votos recebidos pelo adversário peemedebista para chegar ao Parque dos Poderes.

Delcídio teve 567.331 votos (42,91%) enquanto Reinaldo recebeu 516.774 (39,09%) e o candidato do PMDB, obteve 217.093 (16,42%).

“O governador já sinalizou apoio a outra candidatura no 1° turno, mas vamos buscar as outras lideranças do partido e pessoas que querem a nova política”, adiantou Reinaldo, referindo-se ao PMDB, que encontra-se divido em relação a quem apoiar na segunda etapa das eleições.

Da mesma forma, Delcídio sinalizou que está aberto ao diálogo para conquistar o apoio dos adversários.

Em entrevista à imprensa, logo após a proclamação da votação de domingo, ele destacou que sempre teve boa relação com André Puccinelli e que não tem dificuldades em aproximar-se dos peemedebistas. Além do mais, analisa que PT e PMDB têm aliança em âmbito nacional e em outros estados.

Na manhã desta segunda-feira, André Puccinelli esteve na casa do presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), principal cabo eleitoral de Delcídio, discutindo a sucessão estadual.

Na saída, o líder peemedebista fez o que tem feito desde o começo da campanha, demonstrou neutralidade no processo eleitoral, embora apareceu algumas vezes no programa de televisão pedindo votos para Nelsinho.

Particularmente, André diz que seguirá o que o diretório regional do PMDB determinar. No entanto, reafirmou seu compromisso de apoiar o projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff, que irá disputar o segundo turno contra o tucano Aécio Neves (PSDB-MG).

À imprensa, o governador deu a seguinte explicação: “Temos muitas posições diferentes no partido. Tem o prefeito de Bela Vista, que não fica com o PT de jeito nenhum. Tem o de Rio Brilhante, que pode ser que fique com o PT. Tem outros que querem ficar neutros. Eu não posso determinar a minha vontade, não quero e não vou”, disse.

Além de procurar Jerson Domingos, o governador disse que já sentou para conversar sobre o andamento da campanha com a vice-governadora e senadora eleita Simone Tebet (PMDB), e com os deputados estaduais reeleitos Júnior Mochi, presidente do PMDB, e Eduardo Rocha.

A leitura que os analistas fazem é que o PMDB deverá continuar dividido no pleito, ou seja, uma ala deve acompanhar o governador em apoio, provavelmente, a Delcídio, e outra ficará com Reinaldo Azambuja.

Derrotado no domingo, Nelsinho Trad ainda não se pronunciou sobre quem apoiar daqui para frente. O comando da campanha dele teria marcado uma entrevista coletiva para ontem a tarde, mas resolveu desistir.

Para agradeceu o apoio recebido durante o primeiro turno, Nelsinho preferiu usar as redes sociais.

“Milhões de brasileiros foram às urnas ontem para escolher os seus representantes para a Presidência da República, Governo Estadual, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa. A vontade do povo é soberana, e eu torço para que os representantes eleitos pelo povo correspondam à expectativa depositada neles e realizem o melhor trabalho possível em prol da população”, postou o ex-candidato em sua página no facebook.

Ainda em sua postagem, ele disse ter feito uma campanha limpa e com propostas de investimento para Mato Grosso do Sul.

“Quero agradecer a todos os sul-mato-grossenses que depositaram em mim o seu voto de confiança. Também quero agradecer a toda a nossa equipe, que trabalhou muito para que fizéssemos uma campanha limpa, alegre, com ideias e propostas concretas para fazer de Mato Grosso do Sul um Estado moderno, desenvolvido, com oportunidades e qualidade de vida para todos. A todos vocês, o meu muito obrigado!”, encerrou.

Delcidio e Reinaldo disputam votos de Nelsinho TradFoto: Divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-