32.1 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Governo vai reduzir prazo para abertura de empresas

- Publicidade -

14/02/2014 07h00

Governo vai reduzir prazo para abertura de empresas, diz ministro

Presidenta determinou que sejam implementadas de medidas de apoio aos micro e pequenos empresários, como a estudos para ampliação do Simples.

A presidenta Dilma Rousseff determinou na quarta-feira (12), durante a instalação do Comitê Interministerial de Avaliação do Simples Nacional (CIASN), que sejam implementadas no âmbito do órgão uma série de medidas de apoio aos micro e pequenos empresários, entre elas, a promoção de estudos para ampliação do Simples, agregando outros setores por porte e não pela natureza da atividade.

O Simples é um sistema de tributação aplicado a micro e pequenas empresas que reúne a cobrança de alguns tributos em somente um documento de arrecadação.

Durante a reunião, também foi discutida a criação da RedeSim. O portal da RedeSim vai integrar as ações do governo federal com estados e municípios para agilizar o processo de abertura e fechamento de empresas.

Hoje, segundo o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, são necessários, em média, 150 dias para abertura de uma empresa.

O objetivo do portal da RedeSim é reduzir esse prazo para cinco dias. A previsão do Comitê é disponibilizar o portal até o fim do ano.

“O RedeSim é basicamente o Portal Empresa Simples O empresário vai a um único balcão e com a assinatura digital pode abrir ou fechar a empresa de sua casa, vai em um único balcão e não precisa fazer Via Sacra Vamos fazer uma caravana da simplificação para conseguir adesões para integrar os estados e municípios”, afirmou o ministro.

Outro ponto abordado na reunião foi criação de vagas pelo Pronatec Aprendiz voltadas a micro e pequenas empresas.

De acordo com o ministro, o Brasil possui hoje oito milhões de micro e pequenas empresas que podem contribuir para a geração de vagas para estudantes de 14 a 16 anos, autorizados a desenvolver atividades por meio da Lei da Aprendizagem.

A previsão é de que os estudos sobre o assunto estejam prontos no prazo de 20 dias, com colaboração dos ministérios da Educação, Trabalho e Emprego e Desenvolvimento Social.
(Blog do Planalto)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Edital de balanço

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights