28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Mais de 80 mil eleitores vão votar em trânsito nestas eleições

- Publicidade -

27/09/2014 13h42

No exterior, mais de 354 mil brasileiros estão aptos a votar.

No primeiro turno das eleições deste ano, 84.418 eleitores vão votar em trânsito. Já no segundo turno serão 79.513.

O voto em trânsito permite ao eleitor que esteja fora do domicílio eleitoral votar para presidente da República em outro cartório eleitoral.

Em 2010, a novidade foi aplicada apenas nas capitais. Agora, cidades com mais de 200 mil eleitores que se cadastraram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também têm esse direito.

O secretário da Corregedoria Geral Eleitoral do TSE, Sérgio Cardoso, explica que o processo de votação em trânsito será o mesmo.

“Com a habilitação, com o requerimento para habilitação de voto em trânsito, o eleitor fica desautorizado a votar no seu domicílio de origem.

Portanto, como há necessidade de preparar as urnas eletrônicas e gerar os cadernos de folha de votação que serão usados no dia do pleito, há necessidade que se faça isso com certa antecedência.”

A eleitora Ivonete da Silva vai votar em trânsito pela segunda vez. Ela diz que se mudou de Santa Catarina para Brasília em junho deste ano, quando já havia acabado o prazo para transferência do domicílio eleitoral.

Ela diz acreditar no poder da mudança pelo voto, por isso preferiu optar pelo voto em trânsito em vez de justificar a ausência, o que teria sido mais fácil.

“Dá um pouco mais de trabalho do que justificar, porque você tem que sair de casa, ir até um cartório eleitoral se registrar pra votar em trânsito e no dia da eleição votar. Já se você justifica o voto, basta você ir ao cartório se justificar.”

Voto no exterior

A 1ª Zona Eleitoral do Exterior abriga todos os eleitores de fora do Brasil. A Zona ZZ vai atender os eleitores que transferiram para lá seu domicílio eleitoral até o dia 7 de maio.

Como explica a chefe do Cartório da Primeira Zona Eleitoral do Exterior, Juliana Bandeira, 354.184 brasileiros estão aptos a votar no exterior.

Para essas eleições, 916 seções eleitorais foram distribuídas em 89 países. As urnas eletrônicas serão instaladas em 135 cidades e em 141 locais de votação.

Juliana Bandeira explicou que só existe um cartório para cuidar dos eleitores que residem no exterior e são domiciliados eleitoralmente também no exterior.

Para cuidar dos 121 países que atualmente prestam serviços eleitorais, a documentação toda é concentrada neste cartório.

A primeira Zona Eleitoral do Exterior é vinculada ao TRE-DF, que prepara todo esse pacote de informações, documentos e equipamentos, e o Ministério das Relações Exteriores recolhe tudo isso e envia para as repartições consulares por meio da mala diplomática.

O aumento do número de eleitores que votam no exterior foi de 76%. Juliana Bandeira acredita que esse aumento se deve ao trabalho itinerante realizado pelos consulados em comunidades de brasileiros mais distantes dos consulados e ao empenho da Justiça Eleitoral em divulgar o serviço, além da coleta de dados biométricos, que forçou a regularização de eleitores.
(Agência Câmara Notícias)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-