21.3 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

PF diz que provas apontam ‘doação eleitoral como corrupção´

- Publicidade -

09/07/2015 08h02 – Atualizado em 09/07/2015 08h02

PF diz ao Supremo que provas apontam ‘doação eleitoral como corrupção’

Da TV Globo, em Brasília

Relatórios enviados pela Polícia Federal ao Supremo Tribunal Federal (STF) em três inquéritos da Operação Lava Jato e tornados públicos ontem afirmam que a coleta de provas realizada até agora sobre o envolvimento de políticos “indica a tipicidade da doação eleitoral como forma de corrupção”.

A constatação é parte dos pedidos de prorrogação por 60 dias das diligências, análise de materiais e depoimentos nos inquéritos contra os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO), Humberto Costa (PT-PE) e Lindbergh Farias (PT-RJ). Todos negam envolvimento em irregularidades no esquema de desvio de dinheiro da Petrobras.

“Existem elementos iniciais suficientes que indicam a tipicidade da doação eleitoral como forma de corrupção”, afirmou a delegada Graziela Machado da Costa e Silva, uma das responsáveis na PF por inquéritos contra deputados e senadores.

Ao citar depoimentos de diversos delatores e mostrar que foram constatadas doações oficiais para campanhas dos políticos nos mesmos valores mencionados por empresários que estão colaborando com as investigações, a delegada cita “elementos iniciais suficientes” de que o dinheiro destinado para as campanhas eleitorais eram fruto de desvios na estatal.

Nos inquéritos, a Polícia Federal aponta que o órgão “compilou alguns dados de doações eleitorais que denotam a relevância e protuberância dos valores despendidos por empresas privadas, especialmente as empreiteiras contratadas pela Petrobras”.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights