30.8 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Plenário aprova sessões de homenagem em novembro

- Publicidade -

30/10/2014 17h00

O Plenário do Senado aprovou na terça-feira (28) a realização de três sessões especiais de homenagens para os próximos dias.

A primeira delas, na segunda-feira (3), terá a finalidade de comemorar os 100 anos de nascimento do cantor e compositor Lupicínio Rodrigues, completados no dia 16 de agosto. Por conta do período eleitoral, a celebração no Senado foi adiada.

Gaúcho de Porto Alegre, Lupicínio foi autor de marchinhas de carnaval e sambas-canção. É considerado um dos compositores mais originais da música popular brasileira. A iniciativa da homenagem foi da senadora Ana Amélia (PP-RS), gaúcha como o compositor.

Na terça-feira (4), será a vez de comemorar os 50 anos de fundação da Congregação Irmãs de Maria. Criada pelo padre Aloysius Schwartz, na Coréia, em 1964, a instituição trabalha pela promoção da educação infantil e fundamental por meio de creches e escolas e oferece assistência médica e social aos mais necessitados.

Hoje atua também nas Filipinas, México, Guatemala e Brasil. A sugestão da homenagem foi do senador José Sarney (PMDB-AP) e outros parlamentares. Ainda não foram definidos os horários das sessões.

Consciência negra

Já no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a sessão especial será destinada à entrega da primeira edição da Comenda Abdias Nascimento.

A honraria foi instituída pelo Senado em 2013 com objetivo de homenagear pessoas que trabalham para proteger e valorizar a cultura afro-brasileira.

Entre os sete premiados desta primeira edição estão os cantores e compositores Gilberto Gil e Martinho da Vila, o ator Milton Gonçalves e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves.

A iniciativa da sessão foi do senador Paulo Paim (PT-RS) e outros senadores. A premiação tem início ao meio-dia.
(Agência Senado)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-