22.5 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Quase 20% dos eleitores aptos a votar não compareceram

- Publicidade -

06/10/2014 07h24

O resultado do primeiro turno confirma a tendência de queda no comparecimento de eleitores às urnas registrada desde 2006. Segundo os dados do TSE, 19,39% dos eleitores — ou seja, mais de 27,6 milhões — não compareceram às urnas ontem. No primeiro turno das eleições de 2006, esse percentual foi de 16,75% e, em 2010, de 18,12%.

Historicamente, no segundo turno, o comparecimento dos eleitores tende a cair ainda mais. Em 2006, 18,99% dos aptos a votar não foram às urnas, percentual que subiu para 21,55% em 2010.

Em entrevista coletiva, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, destacou a consolidação da democracia e minimizou problemas com a identificação biométrica.

Se houve casos em que existiu algum atraso, está mais do que claro, pelo horário de divulgação dos resultados, que foram casos isolados.

Outro problema relatado pelos eleitores foi a propaganda eleitoral irregular até nos locais de votação. No Distrito Federal, por exemplo, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foram apreendidas 350 toneladas de propaganda durante toda a campanha eleitoral.

O volume é mais do que o dobro do recolhido em São Paulo. Na maior cidade do país, foram apreendidas 160 toneladas de propaganda eleitoral irregular.

Em relação à segurança, 12 estados foram autorizados pela Justiça Eleitoral a ter reforço de tropas federais. Toffoli autorizou o envio da Força Nacional de Segurança Pública para 24 municípios de Santa Catarina, em razão de diversos ataques registrados nos últimos dias a agentes de segurança e a bases policiais, além de ônibus queimados.

Outros 11 estados já haviam recebido a autorização. Mais de 200 localidades em todo o país tiveram reforço ontem. Segundo o TSE, o Piauí é o estado com mais locais de votação monitorados por tropas federais — 66, no total.
(Jornal do Senado)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights