26.6 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Reinaldo defende melhor contrapartida para estados e municípios

- Publicidade -

28/05/2015 18h16 – Atualizado em 28/05/2015 18h16

Reinaldo Azambuja defende melhor contrapartida para estados e municípios

Da redação

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), voltou a defender ontem uma melhor distribuição de renda no país de modo que estados e municípios possam cumprir suas responsabilidades sem comprometer seus orçamentos.

O governador foi um dos convidados para participar da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento organizado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios).

Durante o ato, do qual participaram mais de 40 prefeitos de Mato Grosso do Sul, o governador defendeu, a exemplo do que foi feito no Congresso Nacional recentemente, melhor contrapartida do governo federal para estados e municípios no cumprimento das ‘’ responsabilidades com a população’, especialmente nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.

Reinaldo, que traz em seu currículo a experiência como prefeito, fez um discurso onde compartilhou com os participantes as dificuldades de ser gestor municipal na atualidade. “O eleitor bate na casa dos prefeitos quando precisa fazer algum pedido porque é lá que ele mora”.

Na visão do governador, é preciso “dar um basta na criação de responsabilidades sem ter a receita disponível. Precisamos estancar isso o quanto antes”. Ele citou como exemplo o que acontece quando são criados pisos para diversas categorias e mesmo os programas federais.

Em seu discurso, ele também fez uma retrospectiva dos investimentos dos entes federativos na área de Saúde. “Atualmente, os municípios investem cerca de 25% do orçamento em Saúde e os Estados 27%. E essa é uma pauta comum com vocês”, afirmou.

Endividamento público

Além da Saúde, a dívida previdenciária também foi um dos assuntos que ele considera que precisa ser resolvido. “As taxas são tão elevadas que os gestores não conseguem terminar de pagar a dívida com a União”.

Para finalizar, Azambuja elencou quatro itens prioritários: Fundo de Participação dos Estados e Municípios (FPE e FPM); o endividamento público; o projeto de lei que trata do Pasep; e o reajuste do transporte escolar.

Reinaldo durante sua fala no evento

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights