18.4 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Secretaria da Mulher elege coordenadora e procuradora nesta quarta-feira

- Publicidade -

09/03/2015 13h31

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados escolherá nesta quarta-feira (11) a coordenadora-geral e a procuradora do colegiado, além de três coordenadoras adjuntas e de três procuradoras adjuntas.

Na eleição, a distribuição de cargos obedecerá à quantidade de mulheres integrantes de cada bloco parlamentar formado na posse, em 1º de fevereiro, e não ao quantitativo geral de parlamentares de cada bancada partidária, como nas eleições anteriores. No total, a bancada feminina tem 51 deputadas.

De acordo com a nova dinâmica, o bloco majoritário (formado, entre outros, pelo PMDB, com 19 deputadas) ficará com 4 das 8 vagas da secretaria.

Os dois outros blocos, integrados pelo PT (17 deputadas) e pelo PSDB (13 deputadas), terão direito a 2 vagas cada um.

O PDT e o PTC, cada partido com uma deputada, são os únicos fora da disputa, de acordo com a proporcionalidade partidária.

Para serem eleitas em primeiro turno, as candidatas precisam obter a maioria absoluta de votos da bancada feminina. Se isso não ocorrer, a disputa vai para o segundo turno e será eleita a candidata com o maior número de votos.

As deputadas podem lançar candidaturas avulsas. No entanto, esse direito foi limitado pela nova dinâmica de votação, ressalta a atual coordenadora da bancada feminina, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG).

Pelas novas regras definidas pela Presidência da Câmara, explica a parlamentar, as candidatas avulsas devem pertencer ao bloco que tem direito à vaga.

Para a atual coordenadora da bancada feminina, as novas regras “mudam radicalmente” o processo eleitoral da Secretaria da Mulher.

“Em outras eleições, particularmente a primeira, que se deu sob a presidência de Henrique Eduardo Alves, a própria bancada estabeleceu sua dinâmica e sua norma e construiu um consenso dentro das diferenças. Só não teve candidaturas avulsas para a coordenadoria, mas para todos os demais sete cargos”, destacou.
(Agência Câmara Notícias)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights