19.8 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Secretários de Estado já começam a trabalhar

- Publicidade -

05/01/2015 08h34 – Atualizado em 05/01/2015 08h34

Secretários de Estado empossados já começam a trabalhar

A maioria dos secretários de Estado empossados pelo governador Reinaldo Azambuja na tarde-noite do dia 1º já começou a trabalhar no primeiro dia útil do ano, sexta-feira, conhecendo a estrutura de suas respectivas pastas e mantendo contatos com os servidores públicos estaduais. O próprio governador visitou as repartições localizadas no Parque dos Poderes também mantendo contado com os titulares das pastas e pessoal.

Foram empossados pessoalmente na cerimônia realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, o procurador-geral do Estado, Adalberto Neves Miranda, seguindo-se a posse de Athayde Nery, secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação; Carlos Alberto Assis, de Administração e Desburocratização; Ednei Marcelo Miglioli, de Infraestrutura; Eduardo Corrêa Riedel, de Governo e Gestão Estratégica; Jaime Verruck, de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Márcio Monteiro, de Fazenda; Maria Cecília Amendola da Motta, de Educação; Nelson Barbosa Tavares, de Saúde; Sérgio de Paula, da Casa Civil; Sílvio César Maluf, de Justiça e Segurança Pública; e a vice-governadora Rose Modesto, na pasta de Direitos Humanos, Inclusão e Assistência Social.

A secretária de Habitação, Maria do Carmo Avesani Lopes, não participou do ato e deve assumir a pasta esta semana, depois de férias no Ministério das Cidades, onde ocupou cargo técnico até o final do ano.
Reinaldo também apresentou parte da equipe que vai dirigir as fundações e autarquias estaduais, como Wilton Melo Acosta, presidente da Fundação do Trabalho (Funtrab); Gerson Claro, presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); o ex-prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro, presidente da Fundação de Turismo; o ex-prefeito de Sidrolândia, Enelvo Fellini, presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Rodrigo Mendes, subsecretário de Comunicação.

SEGURANÇA

Na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, os trabalhos começaram com a investigação do artefato – uma espécie de bomba caseira – encontrado embaixo do palco montado para a posse do secretariado estadual, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e cujos resultados devem ser divulgados depois de perícia no destroços detonados por uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar.

O secretário Silvio César Maluf determinou que as investigações sejam realizadas pelo Serviço Reservado da Polícia Militar. Na pasta, também já foram definidos os comandantes da Polícia Militar, o coronel PM Deusdete Souza Oliveira Filho, que presidiu a Agência Estadual do Sistema Penitenciário (Agepen), no governo anterior e do Corpo de Bombeiros, o coronel BM Esli Ricardo de Lima. O diretor-geral da Polícia Civil, que teve como escolha pessoal do governador o delegado Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, ainda não foi definido em razão da aposentadoria do delegado.

CULTURA

O secretário de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, Athayde Nery, divulgou na tarde de sexta-feira, por meio de sua assessoria, os trabalhos iniciados na sede da pasta, a antiga Fundação de Cultura do MS, em companhia de sua secretária adjunta, Andréa Freire, quando conversou com os servidores a fim de conhecer os atuais projetos e colher novas ideias para a atual gestão.

Segundo Athayde, os encontros com as gerências localizadas no Memorial da Cultura são uma excelente forma de conhecer pessoalmente cada um dos servidores que compõem o quadro permanente da Fundação de Cultura, identificar os principais desafios e elaborar em conjunto novos processos administrativos.

Também foram visitados o Museu da Imagem e do Som, a Biblioteca Estadual Isaias Paim, o Arquivo Público Estadual e o Museu Arqueológico da UFMS – todos localizados no Memorial da Cultura.

DESENVOLVIMENTO

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jaime Verruck, iniciou seus trabalhos com a meta de buscar investidores para o Estado nos 100 primeiros dias da gestão de Reinaldo e colaborar no desenvolvimento de algumas regiões no interior que não são polos estaduais.

DESBUROCRATIZAÇÃO

Carlos Alberto de Assis, secretário de Administração e Desburocratização, passou boa parte da sexta-feira realizando um levantamento das atividades da pasta, para adotar as medidas necessárias ao bom desempenho do próprio governo, trabalhando para agilizar e desburocratizar o funcionamento do órgãos e das demais secretarias estaduais, bem como estudos em relação aos servidores, uma vez que sua secretaria assumiu a responsabilidade pelo pessoal, da antiga pasta de Recursos Humanos.

SAÚDE

O médico Nelson Tavares, secretário de Estado de Saúde, explicou, na reunião realizada na tarde de sexta-feira, entre todos os secretários e o governador Reinaldo Azambuja, que a gestão anterior cancelou R$ 14 milhões em recursos empenhados na pasta e que pretende realizar um levantamento para buscar solução ao problema e que setores foram atingidos pelo corte. Ele também realizou várias reuniões de trabalho entre servidores para programar os mutirões que devem começar breve na saúde em todo o Estado.

EVENTOS

O secretário de Estado da Casa Civil, Sérgio de Paula, diante de questionamentos sobre os grandes eventos realizados anteriormente pelo governo estadual, garantiu que os festivais América do Sul e o Carnaval da Capital terão continuidade este ano, que o Fundo de Investimentos Cultuarais (FIC), será reestruturado e que será necessário um planejamento para o enxugamentos dos gastos.

EQUIPES

O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, já organizou reuniões a partir de hoje (5), para reordenação de rotinas dentro das secretarias, com mudanças nas autarquias e ressaltou que os trabalhos serão realizados em período integral até a solução de todos os problemas. Ele também admitiu que as mudanças mais complexas acontecerão no âmbito da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, por conta da garantia de segurança à população, mas destacou que todas as pastas participação das reuniões de equipes.

AUTARQUIAS

Os presidentes de autarquias também já começaram a trabalhar na sexta-feira, quando o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) manteve expediente normal e seu presidente, Gerson Claro anunciou uma auditoria em todos os contratos firmados pelo órgão na gestão passada e adotar novas medidas somente após constatar a situação desses convênios.

Enelvo Fellini, presidente da Agraer, garantiu que a agência vai dar uma atenção especial às famílias menos favorecidas nas áreas rurais – nos assentamentos e em pequenas propriedades para garantir um desenvolvimento sustentável e meios necessários para escoamento da produção no campo.

O novo presidente da Fundação de Turismo, Nelson Cintra, conheceu a estrutura do órgão na sexta-feira e afirmou que deverá promover mudanças no setor administrativo, com alterações nos cargos comissionados e que uma das estratégias de sua pasta é atrelar o segmento do turismo com o cultural, buscando incentivos e motivando os empresários da área a investirem no setor.

O presidente da Funtrab, Wilton Acosta, começou os trabalhos dando início ao projeto de qualificação dos trabalhadores no Estado, para que possam ter oportunidades no mercado de trabalho em mão-de-obra especializadas nos mais diversos setores e também garantir uma melhoria na oferta de microcrédito para quem iniciar uma atividade micro-empresarial.
Na quinta-feira (8), o governador Reinaldo Azambuja deve se reunir com lideranças indígenas – já agendada – para tratar da criação da superintendência de assuntos indígenas.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights