32 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Sem espaço robusto, PDT tenta indicar Leocádia para suplente de Ayache

- Publicidade -

26/06/2014 09h31 – Atualizado em 26/06/2014 09h31

Sem espaço robusto, PDT tenta indicar Leocádia para suplente de Ayache

Willams Araújo /De Campo Grande

Sem um espaço mais robusto na chapa do senador Delcídio do Amaral (PT) após perder a queda de braço para o PR durante as articulações visando à indicação do candidato a vice-governador, o PDT tenta agora emplacar a ex-reitora da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Leocádia Petry Leme, para primeira suplência do Senado de Ricardo Ayache (PT).

O comando regional do PR confirmou esta semana a indicação do deputado estadual Londres Machado como vice na chapa majoritária liderada pelo PT, conforme notícia antecipada há duas semanas pelo site Conjuntura Online.

O presidente regional do PDT, João Leite Schmidt, quer tirar proveito do bom tempo que o partido dispõe no horário eleitoral de rádio e televisão na tentativa de convencer o comando da campanha petista de que é a melhor opção para ocupar a vaga.

Desta vez, a briga dos brizolistas dentro da coligação é com o PRP, presidido pelo funcionário público, Dorival Betini, cuja preferência é pela indicação do procurador da Fazenda Nacional e suplente de vereador em Dourados, Joédi Guimarães, que já foi cogitado inclusive para concorrer ao Senado.

Os nomes dos dois suplentes na chapa de Ayache devem ser conhecidos provavelmente nesta quinta-feira, véspera na convenção na qual o PT e partidos aliados homologarão a candidatura de Delcídio ao governo do Estado e as chapas de candidatos aos cargos proporcionais (deputados estaduais e federais).

O comentário nos bastidores é que quem perder o embate ficará com a segunda suplência de Ayache, principal adversário durante a campanha eleitoral deste ano da vice-governadora Simone Tebet (PMDB) na corrida pelo Salão Azul do Senado.

Pela legislação, o Senado possui 81 representantes, eleitos para mandato de oito anos, que é renovado em um terço de suas cadeiras numa disputa eleitoral e dois terços na eleição subseqüente.

A única vaga do Senado em disputa este ano começou a ser ocupada por Marisa Serrano (PSDB), que deixou o cargo em junho de 2011 para ir para o TCE (Tribunal de Contas do Estado), passando por Antonio Russo (PR), licenciado para tratamento de saúde, e agora é exercida por Ruben Figueiró (PSDB).

CONVENÇÕES

A convenção do PT ocorre nesta sexta-feira (27), às 14h, no Ondara Buffet Pallace, em Campo Grande, juntamente com o PR, que oficializará o nome de Londres Machado como companheiro de chapa de Delcídio.

O PRP também realizará sua convenção no mesmo dia, das 13h às 16h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, de onde seus membros seguirão até o Ondara Buffet Pallace para se encontrar com Delcídio e partidos aliados.

Delcídio, que tem como adversários o ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), e o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), encabeçará uma chapa que terá a participação de 12 partidos (PT, PR, PDT, PROS, PSL, PV, PTC, PCdoB, PSDC, PTB, PRP e PP).

 Leocádia Petrey Leme (ao centro) com o deputado estadual Felipe Orro

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights