22.5 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Senado pode ter prêmio para destacar iniciativas do setor agropecuário

- Publicidade -

22/02/2015 16h00

Com a finalidade de estimular ações voltadas ao progresso do agronegócio brasileiro, principalmente nos setores da agricultura e da pecuária, o Senado poderá instituir o Prêmio Senador Jonas Pinheiro do Mérito Agropecuário.

A proposta (PLS 9/2015), de autoria do senador José Medeiros (PPS-MT), tramita em caráter terminativo na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde aguarda indicação de relator.

O prêmio será concedido anualmente a pessoas físicas ou jurídicas brasileiras que tenham se destacado pela prestação de relevantes serviços em prol do desenvolvimento da agricultura e da pecuária.

O projeto define serviços relevantes como iniciativas de cunho industrial, comercial ou tecnológico que comprovadamente promovam o crescimento da atividade agropecuária, em âmbito nacional ou internacional.

O texto também prevê uma comissão para tratar do prêmio, constituída por representantes da Presidência da República, do Senado, da Câmara dos Deputados e de entidades da sociedade civil.

Na justificativa do projeto, José Medeiros diz que a escolha do patrono que inspira a premiação decorre da ideia de “prestarmos justa homenagem a um dos pioneiros da extensão rural em nosso país”.

O autor define Jonas Pinheiro (1941-2008) como um “ardente defensor das causas do campo” e “um símbolo do desenvolvimento de Mato Grosso e da luta pela valorização do setor agrário nacional”.

Para Medeiros, Jonas Pinheiro era “um homem que, nascido nos recônditos da solidão pantaneira, compreendeu, como poucos, a vocação rural de nossa Nação”.

Nascido em Santo Antônio do Leverger (MT) em 1941, Jonas Pinheiro era formado em Medicina Veterinária.

Foi deputado federal e senador por vários mandatos e pautou sua trajetória pública pela “defesa da qualidade de vida do homem do campo”. Pinheiro morreu em 2008, de falência múltipla de órgãos.
(Agência Senado)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights