25.9 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Sistema proporcional deixa de fora candidatos com votação expressiva

- Publicidade -

07/10/2014 17h44

Em todo o País, repetiu-se nesta eleição a frustração de dezenas de candidatos que foram muito bem votados para deputado (federal e estadual) e ainda assim não foram eleitos. Eles perderam as vagas para candidatos que tiveram, em muitos casos, menos da metade dos seus votos.

A razão é o sistema proporcional, que leva em conta a quantidade de votos do partido ou coligação em relação ao total dos votos válidos no estado (quociente eleitoral), e não apenas os votos que o candidato teve individualmente.

Um dos casos mais emblemáticos é o do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB). Ele recebeu 106,6 mil votos em São Paulo, mas não foi eleito.

Logo abaixo dele, também não foram eleitos Ricardo Silva (PDT), com 98,8 mil votos; Luiz Carlos Motta (PTB), 94,9 mil votos; e Netinho de Paula (PCdoB), com 82 mil votos.

Entretanto, foi eleito Fausto Pinato (PRB), com 22 mil votos, graças à votação expressiva de Celso Russomanno (1,52 milhão de votos), do mesmo partido. Russomanno elegeu quatro deputados, além de si próprio.

Outros casos

Em Minas Gerais, não foram eleitos Renato Andrade (PP), com 78 mil votos; Walter Tosta (PSD), com 77,5 mil votos; e Humberto Souto (PPS), com 70,9 mil votos. Mas foi eleito Brunny (PTC), com 45 mil votos, puxado por sua coligação.

No Distrito Federal, não foram eleitos Alírio (PEN), com 78,9 mil votos; e Vitor Paulo (PRB), com 71 mil votos. Mas foi eleito Laerte Bessa (PR), com 32,8 mil votos, graças aos votos da sua coligação, encabeçada pelo candidato Fraga (DEM), que obteve 155 mil votos.

No Rio Grande do Sul, não foram eleitos José Fogaça (PMDB), com 103 mil votos; e Ronaldo Zulke (PT), com 93,9 mil votos. Mas foi eleito Jose Stedile (PSB), com 60,5 mil votos, puxado por sua coligação, encabeçada por Danrlei de Deus Goleiro (PSD), que alcançou 158,9 mil votos.

Na Bahia, Uldurico Junior (PTC) foi eleito com 39 mil votos, enquanto Fernando Torres (PSD) não se elegeu com 66 mil votos.
(Agência Câmara Notícias)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights