25.9 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Adubação com compostagem laminar tem efeito superior à adubação química

- Publicidade -

Rádio Nacional da Amazônia / Nossa Terra – 02/02/2016 09h00

Após três anos de estudos realizados, a Embrapa Tabuleiros Costeiros, lá de Sergipe, chegou a conclusão de que a adubação do coqueiro gigante do Brasil realizada com esterco e resíduos vegetais demonstrou resultados de produção e ambiental superiores quando comparada com a adubação química exclusiva.

A adubação realizada, indicada pelos pesquisadores para pequenas propriedades, é a compostagem laminar, prática desenvolvida para cobertura do solo na área circular ao redor da planta, conhecida como zona do coroamento, utilizando resíduos de culturas existentes na propriedade rural.

O Nossa Terra conversou com o pesquisador Embrapa Tabuleiros Costeiros, Fernando Luis Dutra, que deu uma aula sobre o tema.

Ele explica que a técnica se assemelha ao processo que ocorre naturalmente em uma floresta: o solo é coberto por camadas de resíduos em diversos estágios de decomposição.

Essa técnica contribuiu para o bom desenvolvimento da planta e aumento da produtividade com baixa utilização de insumos químicos.

Adubação com compostagem laminar Fernando Cintra

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights