30.8 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Embrapa disponibiliza nova versão do aplicativo Suplementa Certo

- Publicidade -

23/10/2014 09h27

Programa desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul já alcança seis mil downloads.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Corte lançou a nova versão do aplicativo Suplementa Certo.

A ferramenta digital, criada em parceria com com a Faculdade de Computação (Facom) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), já alcança seis mil downloads desde o seu lançamento em julho de 2013.

Nessa nova versão, uma das novidades é a possibilidade de considerar o rendimento de carcaça com valores diferentes para cada produto que esteja sendo comparado, enquanto na versão anterior considerava-se que este rendimento não seria influenciado pela suplementação.

A nova versão do aplicativo inclui, ainda, a possibilidade de realizar a comparação de dois produtos de semiconfinamento e de salvar e exportar a simulação.

Outra vantagem é a possibilidade de o usuário avaliar a vida útil dos cochos da propriedade. A versão anterior assumia uma duração de cinco anos e alocava 20% dos custos por ano para que, ao final de cinco anos, o produtor comprasse cochos novos.

“Nesta versão, se for informada uma duração de dez anos, será alocado só 10% do valor para a suplementação.

Essa alteração também permite que as comparações se aproximem mais da realidade do produtor”, acrescenta o o pesquisador da Embrapa, Sergio Medeiros.

Saiba mais

A finalidade do aplicativo é auxiliar o pecuarista na avaliação do benefício/custo de alternativas de suplementação do rebanho no período da seca.

A interface intuitiva permite a comparação de produtos de suplementação, à disposição do pecuarista, em sistemas de suplementação de menor investimento, com uso de proteinados, ou de maior investimento, com uso de concentrados de semiconfinamento.

O pesquisador explica que as avaliações podem ser feitas em poucos minutos. Para fazer a primeira simulação, basta cadastrar o lote de animais a suplementar, cadastrar os produtos que se deseja comparar e solicitar a comparação.

“O aplicativo, então, pede a data inicial da suplementação, a duração em dias, um valor da arroba previsto para o final da suplementação e o provável rendimento de carcaça. Daí basta solicitar a comparação para obter os resultados”, afirma Sérgio.

Para o produtor rural de Ribas do Rio Pardo (a cerca de 100 km de Campo Grande), Ricardo Buanorott, que usa o aplicativo desde 2013, a partir de uma estimativa de consumo e ganho de peso fica fácil obter uma comparação de custo/benefício, em determinada linha de produtos e entre produtos de consumo variável.

“Apesar de não ter muitas variações na suplementação, a ferramenta é bastante interessante na tomada de decisão rápida, seja na fazenda ou na própria loja onde adquiro o suplemento”, afirma.

O aplicativo, desenvolvido para sistema operacional Android, pode ser baixado gratuitamente na loja virtual ‘Google Play’. Depois de instalado, o Suplementa Certo pode ser usado sem a necessidade de conexão com a internet.

Visão estratégica

Outra grande novidade foi a criação de uma startup, chamada “Cia do Código”, para o desenvolvimento dessa nova versão do aplicativo.

Segundo o pesquisador Sergio Medeiros, aliar a necessidade de bancar o desenvolvimento de novos aplicativos ao empreendedorismo de jovens talentosos, com a necessidade das empresas atingirem seu público-alvo, traz grandes chances de uma relação vantajosa para todos.
(Embrapa)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-