19.8 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Embrapa realizará encontro sobre pecuária sustentável

- Publicidade -

26/10/2014 17h43

Objetivo é debater, em Aquidauna (MS), a implantação e o desenvolvimento de sistemas orgânicos na região do Pantanal.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Associação Brasileira de Produtores de Orgânicos (ABPO), realizará, nos dias 29 e 30 de outubro, o Dia de Campo Pecuária Sustentável no Pantanal.

O encontro será organizado na Fazenda Aguapé, localizada a 50 quilômetros do município de Aquidauana (MS).

Objetivo será o de difundir os aspectos técnicos do desenvolvimento da pecuária sustentável e orgânica na região do Pantanal. Segundo os organizadores, a reunião tem como principal lema a conservação ambiental e a valorização da carne produzida na região, já que a pecuária é a principal atividade econômica no Pantanal.

Programação

A programação será dividida em dois momentos: um composto por palestras sobre tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e por parceiros no campo da pecuária sustentável e orgânica, e ‘O dia de campo’ onde os participantes visitarão ‘estações de campo’ nas instalações da fazenda Aguapé.

Uma das palestras programadas durante o encontro será ministrada pelo veterinário e doutor em zootecnia, Luiz Carlos Demattê Filho, que discorrerá sobre a prática da Pecuária Natural desenvolvida pela empresa Korin, parceira da Embrapa.

Durante o evento também serão ministradas palestras sobre a Fazenda Sustentável Pantaneira (FPS) e sobre o desenvolvimento do sistema de produção orgânico no Pantanal.

Pesquisas em pecuária orgânica

Em 2011, os pesquisadores da Embrapa Pantanal juntamente com parceiros deram início as pesquisas relacionadas à produção de pecuária orgânica no Pantanal.

Ao longo desses três anos foram realizados estudos de casos de implantação e desenvolvimento de sistemas orgânicos na região, com levantamento de custos e análises dos pontos que apresentam necessidade de pesquisa analítica.

A partir dos trabalhos desenvolvidos, os pesquisadores pretendem confirmar o potencial de uso da pecuária orgânica pantaneira para agregar valor à carne do Pantanal e aumentar os rendimentos do produtor, sem prejudicar a saúde da população e o meio ambiente.

Agropecuária sustentável

A pecuária tradicional praticada no Pantanal está muito próxima da sustentabilidade, sendo mais facilmente adaptada para a criação de gado orgânico.

O gado consome, principalmente pastagem nativa, convive em harmonia com a fauna silvestre, a concentração de animais por área é menor, e o uso de insumos externos é reduzido e caracterizado basicamente por suplementos minerais e vacinas.

Pecuaristas se adaptam aos ciclos de cheia e de seca do Pantanal, muitas vezes transferindo o rebanho de área na época de inundação.
(Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights