13.6 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Módulo especial de capacitação aborda reprodução de peixes nativos

- Publicidade -

20/11/2014 09h27

Os agentes de assistência técnica e extensão rural que participam da Capacitação Continuada da Cadeia Produtiva da Piscicultura em Mato Grosso terão um módulo especial do treinamento nesta quarta e quinta-feira com ênfase criopreservação de gametas de peixes nativos.

As atividades serão em uma fazenda em Lucas do Rio Verde e na empresa Delicious Fish, na comunidade Primavera do Norte, em Sorriso.

Este módulo é chamado de especial pois não faz parte do programa regular da capacitação promovida pela Embrapa.

Anualmente são previstos três módulos e todos eles já foram realizados em 2014. Além disso, neste ano foi realizado outro treinamento com novos técnicos que receberam instruções básicas sobre a piscicultura antes de serem incluídos na turma que começou a ser capacitada em 2012.

De acordo com o pesquisador da Embrapa e coordenador da capacitação continuada em piscicultura, Daniel Ituassú, este módulo especial terá grande aprofundamento na questão da conservação dos gametas por meio do congelamento.

Desta forma, este encontro é voltado para aqueles participantes que já possuem maior conhecimento sobre o processo de reprodução e que tenham participado dos módulos sobre este tema.

A programação deste módulo especial terá uma visita técnica à fazenda Amazonas, em Lucas do Rio Verde, e aulas teórica e prática com o pesquisador Darci Fornari, da Genetic Fish Rise.

Transferência de Tecnologia

A Capacitação Continuada da Cadeia Produtiva da Piscicultura é um dos nove processos de transferência de tecnologia de maneira contínua coordenados pela Embrapa Agrossilvipastoril em Mato Grosso.

Por meio desta metodologia de trabalho, técnicos, consultores e demais profissionais que atuam na extensão rural, levando tecnologia para o campo, são capacitados de forma contínua e posteriormente atuam como multiplicadores do conhecimento em suas regiões de atuação.

Para isso utilizam como ferramentas unidades de referência tecnológica, dias de campo e visitas técnicas.

Participam profissionais da Empaer, de prefeituras, de cooperativas e associações, organizações não governamentais e profissionais liberais.

Atualmente, além da piscicultura, a Embrapa coordena processos de capacitação continuada nas cadeias da pecuária de leite e de corte, fruticultura, mandiocultura, olericultura, apicultura, sistemas agroflorestais e integração lavoura-pecuária-floresta.
(Agrossilvipastoril)

Foto Gabriel Faria - Embrapa capacita técnicos de todo o estado de Mato Grosso na cadeia da piscicultura

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights