18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Observatório é lançado a 1.500 km da Terra para estudar clima espacial

- Publicidade -

15/02/2015 15h00

Laboratório será usado para observar e fornecer alertas antecipados de emissões extremas do Sol.

O Observatório Climático Espaço Profundo (DSCOVR, na sigla em inglês) foi lançado ao espaço no final da tarde de quarta-feira (11) pelo foguete Falcon 9 da empresa norte-americana Space X a partir do Centro de Lançamento de Cabo Canaveral, na Flórida.

O laboratório climático DSCOVR é o resultado de uma parceria entre a NOAA (em inglês, National Oceanic and Atmospheric Administration), a Nasa e a Força Aérea dos Estados Unidos e será usado para observar e fornecer alertas antecipados de emissões extremas do Sol, que pode afetar redes elétricas, sistemas de comunicações e satélites próximos à Terra.

O DSCOVR será posicionado a cerca de 1.500 quilômetros da Terra, quatro vezes mais distante do que a Lua. Essa órbita final será alcançada após 110 dias após o lançamento.

Embora as condições meteorológicas fossem bastante desfavoráveis durante o lançamento, os dados de telemetria recebidos no lançamento mostraram que o segundo estágio do foguete lançador caiu no Oceano Atlântico a 10 metros do ponto planejado para ser recuperado.
(Agência Espacial Brasileira)

DSCOVR será posicionado a cerca de 1.500 quilômetros da Terra, quatro vezes mais distante do que a LuaDivulgação/AEB

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-