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quinta-feira, 25 de abril de 2024

Pequenas empresas são as que menos usam a internet para fins comerciais

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21/07/2014 16h43

Pequenas empresas são as que menos usam a internet para fins comerciais, diz relatório da ONU

Novos dados de uma pesquisa da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) informam que as pequenas empresas, em particular, são as que menos utilizam a internet para uso comercial.

Para a UNCTAD, as micro, pequenas e médias empresas são importantes incubadoras de inovação, crescimento e competitividade, e o seu atraso relativo em termos de conectividade com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) tem importantes implicações políticas.

Em países com economia altamente desenvolvida, quase todas as empresas de todos os tamanhos usam a internet, apresentando apenas uma pequena diferença de um país para o outro.

O relatório cita a Suíça, como exemplo, onde entre 90% a 98% das empresas no país usam a internet. Já nos países em desenvolvimento a diferença é mais acentuada.

Em Omã, enquanto cerca de 98% das empresas que empregam 50 pessoas ou mais em 2011 estavam usando a Internet, apenas 10% das empresas com nove empregados ou menos tinham acesso a essa tecnologia. Já no Brasil, em 2010, mais de 90% das empresas com mais de 10 empregados usavam a internet.

A UNCTAD também monitora as empresas que têm web sites e negócios, medindo o tipo e velocidade de conexão, uso da internet para negócio e e-commerce.

Embora o volume e o valor das transações globais de e-commerce continuem a crescer, os dados mostram que, na maioria dos mercados, as empresas geralmente são mais propensas a comprar produtos do que vendê-los online. Mesmo em economias relativamente desenvolvidas, a proporção de empresas que vendem seus produtos online é bem abaixo de 50%.

As empresas geralmente são as primeiras a adotar as TICs, como a Internet, computadores e tecnologia de telefonia móvel, pois ajuda a aumentar a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. No entanto, elas estão desigualmente equipadas para aproveitar as oportunidades apresentadas pela economia da informação.

De acordo com os novos dados, as pequenas empresas usam muito pouco as TICs para a administração interna, e-commerce e interação com o governo.

Para UNCTAD, medir a sociedade da informação, pode ser um componente fundamental para planos nacionais e políticos para as TICs, bem como para pesquisas sobre tendências e impacto do seu desenvolvimento. Porém, a agência ressalta que isto requer uma cooperação mais estreita entre os responsáveis ​​políticos, os institutos de estatística e os que intervém no sistema estatístico nacional.(ONU)

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