32.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Pesquisas elaboram cereal matinal e petiscos à base de pupunha e açaí

- Publicidade -

21/02/2015 18h00

Novo produto, confeccionado pelo Inpa, foi produzido com valor nutricional superior aos tradicionais feitos à base de milho.

Pesquisas feitas no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) resultaram em petiscos e cereal matinal feitos com base em açaí e pupunha.

O açaí e a pupunha são dois frutos amazônicos bastante conhecidos na região e podem ser consumidos de diversas formas: sucos, doces, sorvetes e geleias.

Os estudos foram realizados pelos pesquisadores Francisca Souza e Jaime Paiva Lopes Aguiar em parceria com Ivone Lima Santos e José Carlos de Sales Ferreira, estudantes de mestrado em Ciências de Alimentos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

De acordo com os pesquisadores, a ideia veio em aproveitar os frutos amazônicos e elaborar novos produtos ou enriquecer os já existentes.

As pesquisas duraram, em média, dois anos e foram realizadas no Laboratório de Físico-Química de Alimentos do Inpa e no Laboratório de Cereais da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“Os petiscos de açaí e o cereal matinal de pupunha foram produzidos com valor nutricional superior aos tradicionais feitos à base de milho”, explica a líder do Grupo de Pesquisas em Alimentos e Nutrição na Amazônia, Francisca Souza.

Os novos produtos, segundo Souza, são ricos em fibras, minerais e vitaminas, além de conter alto teor de potássio e baixo teor de sódio. “Poderiam ser adicionados aos lanches escolares.”

No fim de 2014, o Inpa fez o depósito das patentes dos produtos no Instituto Nacional de Proteção Industrial (Inpi). Os pesquisadores esperam que alguma empresa se interesse em produzir o cereal e os petiscos em escala comercial.
(Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação)

Novos produtos são ricos em fibras, minerais e vitaminasDivulgação/Inpa

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights