21 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Conheça a origem da celebração do Dia dos Pais

- Publicidade -

10/08/2014 08h27 – Atualizado em 10/08/2014 08h27

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais.

Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora.

A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e europeia.

Pelo menos 11 países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.Na Itália, Espanha e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.

Argentina – A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.

Portugal – A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração. Canadá – O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.

Alemanha – Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.

Equilíbrio

Com a chegada dos Dias dos Pais, muitas pessoas acabam se desequilibrando financeiramente para comprar presentes.

Neste ano, a data será comemorada no dia 12 de agosto e, para presentear esta pessoa que é fundamental para nossa educação, é importante alertar a necessidade de educação financeira. Lembrando que os pais não desejam que seus filhos fiquem endividados, muito pelo contrário, o maior presente que eles podem receber é a certeza de que seus filhos têm uma vida financeira saudável.

Outro ponto relevante é que, em diversos casos, o presente para essa data é adquirido com o dinheiro do próprio pai, ou pior, utilizando o crédito fácil por não terem o dinheiro neste momento, caindo no endividamento e pagando juros de cheque especial, cartão de crédito ou longos crediários, podendo levar à inadimplência.

Para que esta data seja de verdade uma data que todos os pais e filhos tenham alegrias, e garantam sua sustentabilidade financeira, siga orientações de Reinaldo Domingos, que é utor do best-seller “Terapia Financeira”, dos lançamentos “Papo Empreendedor” entre outras obras.

Pesquise junto aos familiares o que realmente seu pai necessita neste momento;

Saiba quando de dinheiro tem para um presente que caiba no seu bolso;

Procure juntar-se com os irmãos e mãe para dar um presente coletivo, onde para cada um terá um investimento menor;

Caso não tenha dinheiro reservado e queira ainda presentear, procure saber quanto de prestação cabe em seu orçamento financeiro mensal;

Definido qual presente, hora de pesquisar. Atenção, sempre há um preço menor do que você pesquisou, por isso Internet e ‘gastar sola de sapato’ é necessário;

Procure saber a situação financeira do seu pai, caso esteja endividado, poderá ajudá-lo a sanar este problema, mas dê a ela junto um livro ou curso de educação financeira;

Cuidado com presentes que possam ter outros custos onde seu pai não possa arcar, é o caso de um computador que necessite de assinatura de Internet;

Quantas vezes você visitou seu pai nos últimos tempos? Lembre-se o melhor presente que ele realmente precisa é sua presença e muitas vezes não lhe custa quase nada;

Uma ótima dica é passeio, um jantar ou uma viagem onde você vá junto, para o lugar que ele sempre desejou e viva este momento, vocês merecem.

Conheça a origem da celebração do Dia dos Pais

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights