20.6 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Sarau cultural completa 15 anos no Festival América do Sul Pantanal

- Publicidade -

18/08/2015 18h20 – Atualizado em 18/08/2015 18h20

Sarau cultural completa 15 anos com estreia no Festival América do Sul Pantanal

Flávio Verão

Neste ano o sarau Boemia Cultural entra pela 1ª vez na programação em três dias de Festival América do Sul Pantanal (20 a 23 de agosto) e comemora 15 anos de muita arte, música, teatro, cultura e diversão nos três dias de festa.

Com o início as 24h, Boemia promete agitar as madrugadas e levar muita arte para quem já frequenta e para aqueles que estarão conhecendo o sarau pela 1ª vez.

Em entrevista Bianca Machado, uma das fundadoras do sarau, conta um pouco da história e convida o público a participar da festa:

Subsecretaria de Comunicação: Bianca Como surgiu a ideia de fazer o Boemia Cultural?

Bianca Machado: A Boemia Cultural surgiu da ideia de dois amigos: Bianca Machado e Fabio Alexson, que perceberam a necessidade de ter um local onde se pudesse expressaras as mais variadas formas de arte e junto a isso formar um público crítico e participativo, seguindo a ideologia das PEÑAS coletivas culturais da América Latina.

Nós usamos o bordão: “Boemia Cultural é uma overdose de cultura. Quem vem, vicia”. É uma celebração de arte e encontros.

Subsecom: O Boemia reuni artistas regionais e a ideia do Festival América do Sul Pantanal deste ano também é valorizar os artistas aqui do MS. Qual a importância de ações como essa?

BM: O Festival sempre cumpriu o papel de difusor da arte local, mas em especial este festival está olhando para dentro. O FASP e a Boemia, em uníssono, vêm valorizar o que nós temos de melhor, fortalecendo o intercambio. Em outras palavras é como se estivéssemos preparando a “casa” para receber os amigos de fora. Depois, ir visitá-los levando o nosso melhor presente, que é a nossa cultura, dando visibilidade para os nossos artistas serem mais conhecidos e reconhecidos.

Subsecom: Desde 2001 o Boemia faz parte das noites de Corumbá e pela 1ª vez ele estará presente nas três noites do FASP. O que significa para o Sarau essa participação?

BM: A Primeira edição da Boemia Cultural foi em 2001. Estamos fazendo, portanto, 15 anos da edição do projeto. Sentimos neste ano que cumprimos a nossa primeira meta que era de formar um público crítico e lançar novos talentos dentro do município. Agora estamos dando um passo maior, nos unimos a culinária, vestuário, feira de livros e artes visuais para gerar renda segundo o preceito da economia criativa.

A nossa participação no FASP veio de encontro com aos nossos desejos, sentimos o Estado reconhecendo a importância de um dos primeiros eventos Independente, alternativo e participativo municipal, e com isso proporcionando o encontro dos artistas de Corumbá com artistas do estado e do País em um grande Sarau Cultural. E ainda vai nos proporcionar a inclusão da feira de artesanato e moda Bocaiuva Sangue latino e do bulixo cultural do município formando uma rede de arte e expressão.

Sarau cultural completa 15 anos no Festival América do Sul Pantanal

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights