26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasileirão de karaokê 2012 começa na próxima semana em Campo Grande

- Publicidade -

11/07/2012 14h27 – Atualizado em 11/07/2012 14h27

Assessoria

De 20 a 22 de julho, cerca de 800 candidatos, de 28 delegações, vão participar do maior concurso de música popular japonesa do país
A capital sul-mato-grossense vai sediar o XXVII Campeonato Brasileiro de Karaokê – maior concurso de música popular japonesa do país, entre os dias 20 a 22 de julho.

O evento, uma iniciativa da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande (AECNB) e Associação Brasileira da Canção (ABRAC), reunirá na capital, no centro de exposições Rubens Gil de Camilo, 800 candidatos, de 28 delegações, vencedores de seletivas regionais.

“Serão três dias de dedicação à música, reunindo cantores de todas as faixas etárias dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Sul e Distrito Federal”, explica o presidente da AECNB, Bernardo Yukishige Tibana.

Está é a terceira vez que o Brasileirão de karaokê faz de Campo Grande sua sede. E não é difícil entender o porquê da escolha. Afinal, em Mato Grosso do Sul vive a terceira maior comunidade Nikkei do Brasil, com cerca de 65 mil pessoas. Em termos proporcionais, isso representa 3,1% da população do estado (2,1 milhões habitantes), o que faz de Mato Grosso do Sul o estado “mais japonês” do Brasil, a frente de São Paulo (2,5% da população total), Paraná (2,2%) e Pará (1%). Somado a isso, a capital sul-mato-grossense está estrategicamente localizada, sendo ela o portal de entrada do Pantanal e Bonito, distante apenas 290 quilômetros.

O Brasileirão de Karaokê, edição 2012, está dividido em 20 categorias musicais, das quais participam crianças a partir de três anos de idade até idosos. Paralelamente ao Brasileirão será realizado pela primeira vez o concurso ABRAC Young Internacional, que aceitará interpretação de músicas nacionais, internacionais e animes. Pop/JPop/JRock, Canções em Português, Canções em Inglês, Canções em outros idiomas e Anime devem atrair as novas gerações que podem ousar nas performances e repertórios.

Aberto ao público, a expectativa dos organizadores é atrair 5 mil pessoas durante os três dias dedicados a música. Essa adesão é facilmente explicada por ser a diversão karaokê para o japonês, comparativamente, despertar a mesma paixão do brasileiro pelo futebol, com sua popularização datada na década de 1980 no Japão e rapidamente disseminada também no Brasil. A tecnologia trouxe inovações nos hábitos dos cantores e o surgimento de associações culturais que promovem esta pratica, por meio de shows, concursos locais e regionais com fins a preservação da cultura japonesa.

A representante da Abrac Brasil em Mato Grosso do Sul – Associação Brasileira da Canção (entidade fundada em 1986), Luiza Okamura, lembra que desde quando os imigrantes chegaram ao Brasil, a música colaborou para minimizar a saudade da pátria-mãe em sua distância física e cultural. “Valorizar o potencial de talentos dos nossos cantores e integrar a nossa cultura como um todo na sociedade, em meio à diversidade regional, está entre os objetivos centrais dessa iniciativa”, diz ela.

Regras do Brasileirão

A normatização do concurso nacional de música japonesa está definida por idade em categorias que vão desde as infantis, classificadas em Tibiko C, B e A; e Doyo D, C, B e A, que contempla as idades de 3 a 13 anos. De 14 a 18 anos, a categoria é a Juvenil. De 19 a 40 anos segue para Adulto B, A. Já a POP tem classificação livre de idade. De 41 até acima de 76 anos tem início a categoria Veterano A, B, C, D – 1 e D -2.

Em cada uma das várias subdivisões, há um limite de cantores. O estilo de música também deve ser considerado de acordo com a categoria inscrita. A Tibiko, por exemplo, de acordo com o regulamento do concurso, é obrigatório que o estilo seja o Kayo Kyoku. Já a Pop deve ser no estilo dance/rock. Todas as canções interpretadas devem obrigatoriamente ser interpretadas em japonês, sendo permitidos trechos em outros idiomas. Os vencedores das categorias Juvenil, Pop, Adulto A e B e Veteranos A e B podem disputar ainda o Grand Prix e se tornar o grande campeão.

Serviço

Apreciadores da boa música estão convidados a curtir gratuitamente as apresentações de grandes nomes da música popular japonesa. O Brasileirão de karaokê, edição 2012, uma iniciativa da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande (AECNB) e Associação Brasileira da Canção (ABRAC), tem o apoio da prefeitura municipal de Campo Grande, do governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Bradesco, acontece de 20 a 22 de julho, no centro de convenções Rubens Gil de Camilo. As apresentações, de acordo com suas categorias, estão programadas durante todo o dia e a noite.

Mais informações sobre datas, categorias e horários do XXVII Campeonato Brasileiro de Karaokê podem ser obtidas na Associação Nipo Brasileira de Campo Grande pelo telefone 3324-4160. Se preferir, a sede da associação fica à Rua Antônio Maria Coelho, 1068.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-