10.1 C
Dourados
sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Comissão aprova adoção de novo ícone para sinalizar acessibilidade

- Publicidade -

03/07/2019 18h07 – Por Agência Câmara Notícias

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga a utilização do símbolo internacional de acessibilidade desenvolvido pelas Nações Unidas (ONU) em 2015 para identificar todos os serviços e locais acessíveis a pessoas com deficiência.

A medida está prevista no Projeto de Lei 7750/17, do deputado Áureo Ribeiro (SD-RJ).

O novo ícone busca atender a todos os tipos de deficiência e acessibilidade em vez do símbolo internacional de acesso tradicionalmente vinculado às pessoas com mobilidade reduzida (a figura de um cadeirante em fundo azul ou negro).

É considerado ainda um símbolo neutro.

O prazo para a substituição do símbolo é de três anos a partir da sanção da lei.

Pelo projeto, caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regular a substituição das atuais placas de sinalização, bem como atualizar o material de referência e de ensino que envolvam a sinalização de estacionamentos regulados.

O Poder Executivo deverá promover campanhas que levem ao conhecimento dos cidadãos a existência e o significado do Símbolo Internacional de Acessibilidade.

A relatora, deputada Rejane Dias (PT-PI), argumenta que o novo símbolo é mais abrangente e representa todas as pessoas com deficiência, sem apontar uma deficiência específica.

“É justo que a lei acompanhe as mudanças na percepção da deficiência e atualize suas representações gráficas, a exemplo do novo símbolo de acessibilidade.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Will Shutter/ Câmara dos Deputados / Homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Dep. Rejane Dias (PT-PI)A relatora, Rejane Dias (PT-PI), destaca que o novo símbolo é mais abrangente e representa todos os tipos de deficiência

Reprodução / Direitos Humanos - deficiente - novo símbolo de acessibilidade Nações Unidas deficiênciasÍcone foi proposto pela ONU

Comentários do Facebook

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-