30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

UFGD recebe 5 mil litros de etanol para produzir álcool 70%

- Publicidade -

08/04/2020 15h25 – Por: UFGD

A UFGD recebeu ontem (07) a doação de mais 5 mil litros de etanol para a produção de álcool 70% líquido no laboratório multiusuário da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET/UFGD). A doação foi feita pela Usina Monte Verde, de Ponta Porã, e entregue pela distribuidora de pretróleo Taurus.

Todo o trabalho está sendo acompanhado por equipes do Corpo de Bombeiros para a segurança dos técnicos de laboratórios envolvidos e professores . A primeira produção alcançou, em dois dias, 2.600 litros que já foram distribuídos para o Hospital Universitário, Prefeitura Universitária, Centro de Abastecimento Farmacêutico, Polícia Militar, Exército, Hospital da Missão Caiuás e Unidade Básica de Saúde do Jardim Cuiabazinho. O etanol dessa primeira produção foi doado pela Usina de Agroenergia de Fátima do Sul.

Essa segunda etapa de produção será destinada Centro de Controle de Zoonoses, SAMU, 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Guarda Municipal e para a Unidade Básica de Saúde do Altos do Indaiá. Segundo a pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da UFGD, professora Patrícia Hatsue, a demanda dos órgãos públicos, que estão no enfrentamento da pandemia, está sendo atendida conforme solicitação.

Para o coordenador do curso de Química da UFGD, professor Tiago Colman, a participação no projeto de produção está restrita a servidores por questão de segunça. “Acredito que é papel da Instituição auxiliar a comunidade no que for possível, principalmente nessa época de pandemia. É importante utilizarmos o nosso conhecimento para contribuir, nós da Química por exemplo, não temos conhecimento para estar na linha de frente de enfrentamento, porém nossa formação permite fazer ações como essa, para dar o máximo de suporte possível para as equipes de saúde. Essas ações demonstram a importância da Universidade junto a comunidade local”, enfatizou.

Participam do projeto em torno de 12 pessoas, incluindo docentes do curso de Química e técnicos de laboratórios dos cursos de Química e Física e da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA). O projeto de produção foi aprovado pelos órgãos de controle do município, incluindo o Corpo de Bombeiros. Os servidores estão trabalhando intensamente para colocar em prática a ação, visto que, por conta da pandemia de covid-19, o álcool 70% é, hoje, item escasso no mercado.

A equipe usa água destilada dos próprios destiladores da Universidade. Para que a atividade tenha continuidade, é necessária a doação da matéria-prima, o etanol, e agora também de embalagens.

Interessados em contribuir com etanol, embalagens e solicitações do produto por parte de ógãos públicos podem entrar em contato pelo telefone (67) 99643-7171 (Wesley).

COMISSÃO

Em portaria publicada recentemente, a Reitoria da UFGD constituiu a Comissão para Estudo da Viabilidade de Regulamentação Legal e Técnica da Produção de Álcool 70 INPM0, para diluição, envase, rotulação e distribuição do material a ser produzido.

São membros da Comissão os professores Ademir de Souza Pereira e Tiago André Denck Colman e o técnico de laboratório Wesley Pereira da Silva, todos da FACET, o engenheiro de Segurança do Trabalho da UFGD, Mailson Jose da Silva, a engenheira civil da UFGD, Raquel Gabriel Matheus, a chefe da Divisão de Gestão Ambiental da UFGD, Vera Luci de Almeida, Franz Maciel Mendes, da Assessoria da Administração Superior-Relações Públicas da UFGD, e os pró-reitores Cristiane Stolte (Avaliação Institucional e Planejamento), Patricia Hatsue Suegama (Ensino de Pós-graduação e Pesquisa) e Ricardo França de Brito (Administração).

E também em Portaria nº 233, de 03 de abril de 2020, a Reitoria da UFGD autorizou a diluição, envase, rotulação e distribuição de álcool 70° INPM, nas adjacências do Laboratório Multiusuário e do Bloco C da Unidade II da UFGD. O documento está diponível em: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/boletins/4047.pdf

Laboratório de química da UFGD está produzindo álcool em gelFoto: UFGD

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-