Rose Rosendo, Rogério Fernandes e Maria Tereza lançam livros em Dourados

Três escritores de Dourados lançam livro pela Biblio Editora. Rogério Fernandes Lemes está em sua sétima obra e apresenta “Eu conto para não morrer comigo”. Maria Tereza, com “Do outro lado da porta”, e Rose Rosendo, com “Nos braços do senhor”, escrevem livro pela primeira vez.

Poeta, editor e escritor, Rogério é organizador de obras literárias em âmbito nacional e internacional. Seu novo livro é prefaciado pela professora Dra Zélia Nolasco e traz 23 textos em prosa que abordam as memórias da infância à percepção cosmopolita de um autor maduro, com perspectivas de mundo através de contos e histórias que compõe a cultura regional transmitidas pela geração passada.

Os textos que compõem a obra retratam períodos singulares do autor, como as memórias de infância até os nove anos de idade, lá pelas bandas na fazenda Pacuri, em Paranhos, propriedade dos pais. Porém, outros textos retratam as percepções do menino ao homem em um cenário conhecido como pós-moderno. Há ainda assuntos relacionados às políticas públicas do país, repúdio ao famigerado fenômeno da violência sexual de crianças e adolescentes às leituras descompromissas em momentos de ócio.

O livro também apresenta os desafios editorais no Brasil e as ações encontradas pelos autores brasileiros para superá-los. Já as obras de Maria Tereza Aragão e Rose Rosendo são baseadas nas histórias de vida das próprias autoras.

“Do outro lado da porta”, de Maria Tereza, que é professora aposentada, a fez mergulhar em um passado difícil de ser vivido, vencido por ela somente “com a força de Deus”. “Com Deus fui galgando uma linda e difícil escada, mas tranquila. Eu senti as derrotas, as dificuldades, mas, também muitas vitórias”, define.

A autora resolveu escrever o livro para mostrar que Deus está no controle de todas as coisas. Negra, nasceu em Minas Gerais. Com sete anos de idade descobriu que o pai alcóolatra, que vivia batendo nela e na mãe, não gostava por ter nascido mulher. Foram inúmeras as dificuldades. A fome era uma delas. Para não apanhar, se escondia aos fundos da casa, local onde por vários meses dormiu dentro de uma bacia, quando tinha apenas sete anos.

Aos nove anos ficou sabendo por um amigo do pai que o mesmo queria matá-la. Assustada, fugiu de casa e foi morar na casa de vizinhos. Foi aí que teve um quarto onde dormir, junto a outras meninas da casa. Em 1967 a família adotiva veio embora para Dourados. Maria Tereza sempre trabalhou com eles, em serviços domésticos. Anos depois fez faculdade, se casou e teve filhos.

Já a obra “Nos braços do senhor”, de Rose Rosendo, professora em Dourados, relata uma triste história em que ela passou: a perda do filho Fábio Henrique, aos 17 anos, no ano de 2015. Seis anos se passaram, mas ela se lembra como “se fosse hoje” o ocorrido. Fábio estava numa festa e foi confundido com outra pessoa prometida de morte. Alegre e prestativo, o rapaz era conhecido pela benevolência com amigos e pessoas necessitadas. Sempre pedira a Rose para comprar comida para pessoas desabrigadas nas ruas. Sempre socorria amigos, até na ajuda de encontrar emprego. Com a morte do filho, Rose teve de atuar como detetive, para encontrar o assassino e o mandante. No livro ela conta toda este drama, além da questão jurídica que envolve o caso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui