19.1 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Criação de mercado de carbono poderá ser votada nesta segunda-feira

- Publicidade -

08/11/2021 06h31 – Por Agência Câmara de Notícias

Relatora do projeto que regulamenta o mercado de compra e venda de créditos de carbono no Brasil (PL 528/21), a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) afirmou que a proposta poderá ser votada nesta segunda-feira.

Foi convocada sessão deliberativa para esta segunda-feira (8), às 18 horas, com pauta a ser divulgada.

O texto, que cria o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE), teve a urgência aprovada nesta quinta-feira. Zambelli adiantou que vai negociar pontos da proposta que, segundo ela, não cria um mercado obrigatório em função das desigualdades regionais.

“As regiões Sudeste e Sul estão preparadas para receber essa obrigatoriedade do crédito de carbono do mercado de carbono.

Porém, as regiões Norte e Nordeste não estão preparadas por enquanto para receber esse mercado obrigatório de crédito de carbono.

E o que poderia acontecer? O problema de as regiões mais pobres do País acabarem tendo que pagar para as regiões mais ricas do País”, afirmou.

A relatora explicou que o mercado será regulado por uma terceira parte, como uma bolsa de valores, sem interferência direta governamental.

“Não vai haver controle governamental sobre o crédito de carbono. Isso é importantíssimo para dar mais tranquilidade para as pessoas jurídicas ou físicas que queiram comercializar os créditos de carbono. Estamos regulamentando os procedimentos de validação e verificação”, disse Zambelli.

Segundo Zambelli, a aprovação da proposta vai gerar uma sinalização positiva, especialmente durante a realização da Cúpula Mundial do Clima (Cop-26).

“É importantíssimo que mostremos para o mundo que estamos preocupados com essa segurança jurídica e como vamos verificar esse crédito de carbono internamente”, destacou.

Zambelli, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, participa da Cop-26, em Glasgow (Escócia).

Autor do projeto, o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) também integra a comitiva da Câmara à Cop-26. Ele comemorou a aprovação da urgência ao projeto e torce pela aprovação do mérito nesta segunda-feira.

“Para que nós tenhamos na bagagem da nossa comitiva à Cop uma medida legislativa efetiva, de inserção do Brasil nesse esforço global de equilíbrio climático do planeta”, disse.

Michel Jesus/Câmara dos DeputadosCarla Zambelli, relatora da proposta

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights