21 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Carreta do Hospital de Amor faz exames preventivos em ação social no Água Boa

- Publicidade -

A Carreta do Hospital de Amor estará neste sábado, dia 4, na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé para realização de exames preventivos de rastreamento de casos de câncer de mama e colo do útero. A atividade será parte da Ação Social RIT no seu Bairro – Jardim Água Boa, que acontece na instituição das 8h às 12h.

Serão realizadas ao todo 20 mamografias em mulheres de 50 a 59 anos e 30 exames de Papanicolau, conhecido como preventivo, em pacientes de 25 a 64 anos. O agendamento gratuito será por ordem de chegada e as mulheres que desejam receber o atendimento precisam levar RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS, para cadastro.

“A nossa unidade móvel conta com uma enfermeira, uma auxiliar administrativa e as técnicas de radiologia que fazem a mamografia. Nosso foco hoje é no rastreamento”, explica a enfermeira Jéssica Manari Casado, responsável pelo Instituto de Prevenção Dourados do Hospital de Amor. A Carreta percorre anualmente 25 municípios da macrorregião de Dourados.

“O Instituto de Prevenção Dourados do Hospital de Amor é responsável pelo rastreamento do câncer de mama que é o mais incidente hoje no mundo e o que mais mata mulheres. Então, aqui nós realizamos o rastreamento através da mamografia e de outro tipo de câncer bastante incidente nas mulheres, que é o câncer de colo do útero através do exame preventivo”, explica o médico oncologista, Aroldo Henrique da Silva Boigues.

Além da presença da Carreta, a Ação Social RIT no seu Bairro contará durante toda a manhã com jogos para as crianças, demonstração de rótulos de alimentos, avaliação antropométrica, glicemia capilar, orientações de cuidados com a pele e couro cabeludo, exames respiratórios, técnica de escovação e doação de escova dental, exame clínico das mamas, importância da mamografia para diagnóstico do câncer de mama, entre outros. Essas ações serão realizadas pela Unigran.

As atividades encerram uma semana especial sobre o Jardim Água Boa que contará com exibição de reportagens entre os dias 29 de novembro e três de dezembro, no programa RIT Cidade, da TV RIT (Rede Internacional de Televisão) em Dourados. Serão mostrados artistas locais, histórias curiosas, reivindicações e soluções. Também haverá a exibição de um programa especial ao vivo das 11h às 11h30, durante a ação social no sábado. Mais bairros de Dourados serão contemplados posteriormente com o projeto, que conta com a parceria da Udam (União Douradense das Associações de Moradores).

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights