31.9 C
Dourados
quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Aplicativo chinês TikTok desbanca Google como domínio mais popular do mundo

- Publicidade -

O an0 vai terminar amargo para o Google. O impressionante crescimento do TikTok fez com que o aplicativo de vídeos curtos destronasse a ferramenta que é quase sinônimo de buscas na internet do posto de domínio mais popular do mundo.

A notícia foi dada pela empresa de segurança web Cloudflare, que divulgou ontem seu relatório Year in Review,  apresentando os domínios que obtiveram mais tráfego de um ano para o outro.

A conquista seguiu-se a outra boa notícia para os chineses: na segunda-feira (20/12), a ByteDance, holding do TikTok, foi apontada em um estudo global como a maior empresa unicórnio (com valor acima de US$ 1 bilhão) não listada em bolsa de valores do mundo, com um valor estimado de US$ 35o bilhões. 

A performance dos rivais do TikTok 

No ano passado, o TikTok ocupava apenas a sétima posição entre os domínios de mais alto tráfego. Este ano, desbancou não só o Google.com (que liderara o ranking anterior, incluindo Maps, Translate e News), como também Facebook, Microsoft, Apple, Amazon, Netflix, Youtube, Twitter e WhatsApp, que completam nessa ordem o Top 10 de 2021.

Segundo a Cloudfare, o aplicativo de compartilhamento de vídeo de propriedade chinesa ultrapassou o mecanismo de pesquisa americano em fevereiro, março e junho. E vem mantendo o primeiro lugar desde agosto.

Até a tomada da liderança pelo TikTok, o Google dominava, mas passou a aparecer ocasionalmente no topo a partir de agosto.

A Cloudflare classifica o Facebook como “um sólido número três”, posição que ocupou ao longo de todo o ano de 2021, exceto em outubro, quando caiu para o quarto lugar. Naquele mês, seu sistema sofreu uma pane e retirou todas as suas plataformas do ar durante algumas horas. 

Na quarta posição, o domínio Microsoft.com conta com o tráfego para o Teams e o Office 365, enquanto a Apple, que aparece logo depois, é turbinada pelo tráfego para a Apple TV.

O YouTube, que fechou o ano em oitavo lugar, liderou o ranking em um único dia. Foi em 2 de fevereiro de 2021, quando estrearam alguns comerciais do Superbowl.

O tráfego daquele dia também foi ajudado por um vídeo do golpe em Mianmar que tinha acontecido na véspera e que foi amplamente compartilhado na plataforma.

Pandemia ajudou crescimento do TikTok

Muitas dessas empresas ganharam terreno com a pandemia. O confinamento impulsionou as compras online em vários países, aumentou o tempo disponível para assistir filmes e séries via streaming e fez com que os serviços de mensagem fossem a forma mais regular de contato com familiares e amigos. 

No entanto, de todas elas o  TikTok foi a que mais se beneficiou do isolamento. Antes da pandemia, o aplicativo era popular principalmente entre os adolescentes, e poucos apostavam que ele poderia agradar aos adultos.  

No entanto, com o isolamento social, usuários de faixas de idade mais altas começaram a participar, e tomaram gosto pela coisa.  A empresa de pesquisas Statista constatou  um aumento de 180% entre os usuários americanos do TikTok na faixa de 15 a 25 anos no ano passado.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-