30.8 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Secretaria de Saúde autoriza municípios a vacinarem crianças contra a Covid-19, sem exigência de pedido médico

- Publicidade -

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, autorizou os municípios a realizarem a vacinação em crianças entre 5 a 11 anos de idade, sem a necessidade de exigência de pedido médico, sendo necessário apenas o acompanhamento por pais ou responsáveis – munidos de documentação da criança, em todos os pontos de vacinação organizados pelo Sistema Único de Saúde, em Mato Grosso do Sul. A SES ressalta que a vacinação em crianças de 5 a 11 anos ainda não está liberada pelo Ministério da Saúde.

A Resolução Nº 287/CIB/SES foi apresentada e aprovada nesta segunda-feira (27), em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne os secretários municipais de Saúde dos 79 municípios e técnicos estaduais. Confira a Resolução Nº 287_CIB_SES que será publicada em Diário Oficial.

Segundo o Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, todos os pontos de vacinação deverão observar os grupos etários e o esquema vacinal aplicável no momento da administração. “No momento da aplicação será exigido um documento de identificação oficial da criança para fins de registro do imunizante. Os pais ou responsáveis deverão estar em mãos, além da carteira de vacinação, com a certidão de nascimento ou documento de identidade da criança”.

Embora o Ministério da Saúde reconheça que o imunizante seja seguro para crianças, a aplicação da vacina ainda não está autorizada pelo mesmo, apenas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Sabemos que a vacina a ser utilizada será a da Pfizer. Porém, terá uma dosagem e composição diferentes daquela que já é utilizada para os maiores de 12 anos e que será distribuída pelo Ministério da Saúde. Em Mato Grosso do Sul, temos 291.800 crianças que estão nesta faixa etária, aptas a se vacinarem”, explica o assessor militar na SES, Marcello Fraiha.

A Vacina

A autorização concedida pela Anvisa veio após análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos por laboratório. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa.

Assim, a formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas, com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses. A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. Para os maiores de 12 anos, a vacina terá tampa na cor roxa sendo aplicada em doses de 0,3 mL.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina também tem esquema de conservação diferente já que pode ficar por 10 semanas em temperatura de 2º a 8ºC. A chegada do imunizante aos postos depende do calendário e da logística do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS), que coordena a distribuição das vacinas por meio de programas públicos no Brasil.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-