30.8 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Imunização inicia preparativos para vacinação contra covid de crianças em Dourados

- Publicidade -

A Prefeitura de Dourados, por meio do Setor de Imunização, dá início ao planejamento da vacinação de crianças, de 5 a 11 anos, contra covid, no município. As doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde chegaram a Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (14) e no sábado (15) chegam ao município. Com isso, a previsão é que na próxima semana a vacinação tenha início nas UBS’s (Unidades Básica de Saúde).

A vacinação das crianças terá início exclusivamente nos postos de saúde e é preciso a presença de um adulto responsável para que a imunização seja realizada. De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Edvan Marcelo Marques, as equipes definiram a logística estabelecida, buscando levar a vacina para as regiões com maior número de crianças, seguindo o mapa da Atenção Básica de Saúde.

“Nós estamos trabalhando para dar início a vacinação das crianças já na semana que vem. Daremos prioridades para as regiões com maior número de crianças que se enquadrem na faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde”, reforçou.

Os postos que farão a vacinação das crianças são: Altos do Indaiá, Parque do Lago II, Santo André, Parque das Nações I, Jóquei Clube, Itahum, Vila Vargas, Indápolis, Vila Formosa e Ildefonso Pedroso. No total, foram encaminhadas cerca de 1,1 mil doses voltadas para este público.

A nota técnica enviada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) para a Sems (Secretaria Municipal de Saúde) define o cronograma que contempla as seguintes crianças: de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades, indígenas e quilombolas, e aquelas que vivem em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 (por exemplo, pessoas que tenham câncer).

Com o progresso da vacinação desses grupos, o órgão sugere o avanço gradual das faixas etárias, dando início às crianças mais velhas de 10 e 11 anos, seguindo aos poucos para 9 e 10 anos, 8 e 9 anos, e assim por diante até chegar aos 5 anos. Já a vacinação da população adulta e adolescentes, continua normalmente e na última semana de janeiro haverá a integração da vacina nas UBS do município.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-