18.9 C
Dourados
sábado, 21 de maio de 2022

Como é o Tratamento de Dependência Química com Ibogaína?

- Publicidade -

Muitos estudos estão sendo feitos para demonstrar como o tratamento com ibogaína pode auxiliar milhares de dependentes químicos a se livrar do seu vício.

Infelizmente, ainda existe um certo tabu quando o assunto é dependência química, inclusive muitos acreditam que se trata de uma falha de caráter, porém, é uma doença.

Além disso, o próprio dependente nega que está doente, e é muito comum falar que consegue parar quando quiser, só que é muito mais difícil do que se pode imaginar.

Dessa forma, o primeiro passo para o sucesso do tratamento é essa aceitação, sendo essencial o suporte de familiares e amigos.

Vale mencionar que toda dependência, seja uma dependência de drogas ou de álcool, é algo difícil de 

Talvez seja a primeira vez que você esteja ouvindo falar em usar a ibogaína no tratamento da dependência química, e é justamente isso que vamos explicar aqui!

O que é ibogaína?

Para você entender melhor porque várias clínicas de recuperação têm adotado o tratamento com ibogaína como abordagem para tratar dependentes químicos, é importante saber primeiro o que é ibogaína.

Então, a ibogaína é o princípio ativo da raiz da iboga, uma planta originária da África, utilizada em muitas cerimônias religiosas e rituais.

Em pequenas doses, a substância age como um estimulante, aliviando a fadiga e promovendo mais energia.

Se a dosagem é mais alta, a pessoa tem um efeito que parece estar sonhando acordado. Ele vê sonhos e lembranças que foram reprimidas pelo subconsciente.

Com base nesses efeitos, cientistas começaram a estudar as propriedades da planta, e não é por acaso que em vários países do mundo a presença de uma clínica de ibogaína já é uma realidade.

Qual a eficácia do tratamento com ibogaína?

Vários estudos vêm sendo feitos para mostrar a eficácia da ibogaína, e segundo os resultados, de 80 a 85% dos pacientes durante pelo menos um ano após o tratamento não voltaram a usar substâncias psicotrópicas.

Aqui no Brasil, pesquisas mostraram que 61% dos pacientes em tratamento usando a ibogaína juntamente com a psicoterapia, pararam conscientemente de usar a cocaína, crack, maconha e álcool.

Além disso, como há uma redução do consumo de substâncias tóxicas, assim como seus efeitos negativos, houve uma melhora considerável no estado geral da pessoa e nos seus relacionamentos.

Após a desintoxicação com o uso da ibogaína, a abstinência absoluta das drogas é muito mais frequente se comparado com outros protocolos tradicionais.

Quais as propriedades da ibogaína?

Como a dependência é uma doença ao mesmo tempo mental e física, é aqui que mostra a maior vantagem da ibogaína.

Isso porque, ajuda a resolver os sintomas psicológicos da dependência, reduz a vontade de se drogar e contribui bastante no processo de cura.

Diferentemente de outros tratamentos, pacientes em clínica de recuperação com ibogaína começam a sentir os efeitos em poucos dias, e em poucas semanas ou meses, passam a ter uma percepção da vida totalmente diferente.

Assim, os sintomas de abstinência e fissura que o paciente pode sentir em razão da sua dependência são reduzidos, o que pode ajudá-lo a superar seus impulsos.

A ibogaína age também sobre os receptores de dois grandes neurotransmissores, a serotonina e dopamina, os quais são responsáveis pelo sentimento de bem-estar, autoconfiança e prazer.

É por essa razão que a ibogaína é tão eficaz no tratamento dos problemas ligados à dependência.

Como funciona o tratamento com ibogaína?

Antes de iniciar o tratamento voluntário com ibogaína, uma avaliação e um diagnóstico do estado físico e psicológico do paciente são feitos, a fim de determinar o nível de dependência, as consequências na saúde mental…

Isso permite uma melhor elaboração do programa de tratamento, adaptado a cada paciente de maneira individual. 

As dosagens e os esquemas terapêuticos também são adaptados, e seu uso é supervisionado.

Ao longo de todo o processo, os sinais vitais dos pacientes são acompanhados para garantir a máxima segurança, assim como avaliar a evolução.

A última etapa do tratamento consiste na avaliação e estabilização dos resultados, e o estado mental e físico sendo estabilizado, os preparativos para a saída da clínica são feitos.

É importante permanecer em contato com a equipe médica durante os 12 meses que seguem, para que os profissionais possam acompanhar a situação e se necessário, oferecer alguma ajuda em momentos difíceis.

Um aspecto importante desse tratamento é que os pacientes conseguem ver seu problema de forma totalmente objetiva e realista.

Assim, uma pessoa pode inclusive ver sua vida e percebê-la pela primeira vez, passando pelos estados emocionais mais diversos.

Quais os resultados do tratamento para dependência química com ibogaína?

Por se tratar de uma substância natural, a ibogaína altera o estado de consciência de si.

Ao longo do tratamento para dependência, os pacientes experimentam uma verdadeira compreensão de suas vidas, por consequência, a perspectiva e a maneira através da qual eles se veem, muda.

Assim, eles são capazes de tomar consciência de todos os aspectos negativos da droga.

Em várias clínicas de recuperação, a ibogaína é utilizada hoje como um dos procedimentos mais importantes para tratar a dependência psicológica, no entanto, pode ser combinada com outros tratamentos.

Por exemplo, quando ela é adicionada a outros tratamentos para a dependência aos opioides, a ibogaína torna o processo de cura mais fácil e mais confortável para o paciente.

Um outro ponto importante é que, enquanto que a desintoxicação resolve a parte física do problema, a parte mental é resolvida de maneira mais eficaz pela terapia com ibogaína.

Como a recaída é mais frequentemente ligada à dependência psicológica, é por isso que o tratamento com ibogaína é crucial.

Vale mencionar aqui que, em certas situações, os pacientes se sentem culpados por ter magoado pessoas próximas, e começam a ver a diferença entre o bem e o mal, e que a vida vale a pena!

Portanto, o grande diferencial de usar a ibogaína como auxiliar no tratamento da dependência é que o processo é fácil, rápido, seguro e eficaz.

Existem muitos relatos de pacientes que se trataram com ibogaína e não tiveram qualquer dificuldade em se inserir novamente na sociedade e restabelecer suas relações.

Isso apenas comprova porque o tratamento com ibogaína já é implantado em várias clínicas ao redor do mundo!

Comentários do Facebook

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-