27.6 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Como atualizar o currículo para atender ao mercado pós-pandemia

- Publicidade -

Uma pergunta comum entre pessoas que estão procurando um novo emprego ou que desejam se recolocar no mercado é sobre o currículo. Será que os tempos atuais necessitam de uma atualização no formato do documento? Afinal, o mercado mudou drasticamente nos últimos anos e o tipo de relação de trabalho também se atualizou. Para chegar a uma resposta coerente é necessário entender a situação atual e contexto de trabalho recente.

Empresas procuram profissionais digitais

Fato é que o avanço das tecnologias digitais acelerou imensamente desde a chegada da atual pandemia. As pessoas precisaram ficar reclusas em suas casas durante longos meses em todos os cantos do mundo. Porém, a economia não podia parar e o trabalho também não. Nessa hora, as empresas e os trabalhadores precisam mergulhar no mundo digital da internet.

A modalidade de home office se tornou viável e hoje é uma das mais empregadas em todo tipo de profissão. Mesmo com a flexibilização das normas sanitárias, boa parte das grandes empresas notou que o profissional em casa pode ser mais vantajoso. Ainda que alguns custos novos tenham surgido, como equipamentos para trabalho em casa, outros foram mitigados.

Como atualizar o currículo para atender ao mercado pós-pandemia

Se antes o funcionário fazia várias pausas para café e precisava usar a infraestrutura da empresa, hoje isso não é mais necessário. Assim, várias grandes marcas reduziram os escritórios e colocaram boa parte da equipe em home office permanente. Os funcionários rendem mais e podem ainda ter mais tempo disponível para dedicar a outras funções. Quem mora em uma metrópole, por exemplo, não precisa mais ficar horas no trânsito para trabalhar. Isso gerou um aumento na qualidade de vida pessoal de cada um.

Adequação do currículo para as novas tendências

Hoje, o currículo ou curriculum deve apresentar um profissional ligado à modernidade. É importante possuir experiências em atividades digitais, como cursos online, participação em workshops e eventos digitais, por exemplo. Além disso, com a globalização cada vez mais intensa, os profissionais precisam estar antenados ao que acontece no mundo todo. Se antes era bom saber falar inglês, hoje é fundamental ter conhecimento na língua estrangeira.

Uma dica para quem está querendo engordar o currículo e marcar um bom diferencial, é investir em conhecimentos de programação. Não é necessário saber uma infinidade de códigos e linguagem, mas ter uma boa noção de sistemas de informação vale a pena. Pode-se dizer que a programação hoje simboliza o que era o inglês até pouco tempo. Quem tem essa qualificação apresenta algo a mais para a empresa.

Praticamente tudo é feito utilizando dispositivos e softwares digitais. Coisas simples como a organização de planilhas pode ser resolvida com códigos básicos de programação. O processo de trabalho tem a capacidade de ser automatizado. Dessa forma, conhecer a linguagem computacional ajuda a ganhar tempo e economizar recursos. Um profissional com essas características certamente vai se destacar no mercado. 

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights