31.6 C
Dourados
segunda-feira, 4 de julho de 2022

Divulgado o tema do II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

- Publicidade -

Por CNBB

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida divulgou, na terça-feira, 15, o tema da II Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos, a ser celebrada por toda a Igreja no dia 24 de julho de 2022, um domingo.

tema escolhido pelo Papa Francisco para a ocasião é “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15), e pretende destacar o quanto os avós e idosos são um valor e um dom, tanto para a sociedade quanto para a comunidade eclesial.

O tema é também um convite a reconsiderar e valorizar os avós e os idosos, “tão frequentemente deixados às margens das famílias, das comunidades civis e eclesiais”, segundo o Dicastério.

“A experiência de vida e de fé deles pode contribuir, com efeito, para construir sociedades conscientes das suas próprias raízes e capazes de sonhar um futuro mais solidário”, salienta no comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Pelas redes sociais, o perfil do Papa Francisco explicou que a escolha do tema deve-se à intenção de “promover o diálogo entre as gerações, especialmente entre avós e netos”.

“É muito importante unir a sabedoria dos idosos e o entusiasmo dos jovens. O encontro entre avós e netos é um encontro-chave, principalmente neste momento de crise econômica e social que a humanidade atravessa.

Os idosos devem ser cuidados como um tesouro da humanidade: são a nossa sabedoria, a nossa memória.

É fundamental que os netos permaneçam ligados aos avós, que são como raízes, das quais extraem a linfa dos valores humanos e espirituais”.

O convite a dar ouvidos à sabedoria dos anos revela-se particularmente significativo no contexto do caminho sinodal que a Igreja tem empreendido, segundo o Dicastério.

Paróquias, dioceses, associações e comunidades eclesiais do mundo inteiro são motivadas a encontrar as modalidades para celebrarem essa Jornada, cada qual no seu contexto pastoral.

Para isso, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida vão disponibilizar ferramentas pastorais destinados e pensados para auxiliar nas celebrações.

Comentários do Facebook

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-