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segunda-feira, 4 de julho de 2022

Comércio espera faturar R$ 15 milhões com o Dia dos Namorados

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A pesquisa de intenção de consumo e comemorações para o Dia dos Namorados, elaborada em parceria pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) e o Sebrae-MS, aponta que neste ano a data deve movimentar R$ 15,2 milhões o comércio de Dourados, com presentes e comemorações. Em todo o estado a estimativa é de R$ 227,65 milhões.

A movimentação deste ano é 15,5% menor em relação a 2021, considerando o valor real. “Atribuímos essa redução ao momento econômico atual. O consumidor está com o poder de compra reduzido e, com isso, opta por gastar menos. Já o valor médio de gasto está maior em relação ao ano passado, a diminuição foi no percentual de pessoas que irão comprar e comemorar”, explica a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.

Presentes – Com presentes, o montante que será injetado é de R$ 8,5 milhões em Dourados. O gasto médio será de R$ 198. Entre os que vão comprar, as opções mais apontadas foram: artigos do vestuário (29%), perfumes/cosméticos (28%), flores/cesta café/chocolates (14%) e bolsas e acessórios (8%). As lojas físicas são a preferência dos entrevistados (80%).

Comemorações –  O aporte na economia com as comemorações representará R$ 6,7 milhões para o período em Dourados. Entre os que afirmaram que vão comemorar a data (33,60%), a maioria priorizou a celebração nos restaurantes (45%) e a segunda opção foi preparar a comemoração em casa (30%). O gasto médio com as comemorações será de até R$ 184.

“A gente tem percebido um pouco de oscilação na intenção de consumo por parte do consumidor nas últimas datas comemorativas, o que mostra que o consumidor ainda está bastante inseguro em relação à estabilidade do mercado. E, com isso, tende a reduzir os gastos, evitar compras parceladas, priorizando o pagamento à vista, com desconto. Em relação às comemorações, percebemos que a prioridade é ir aos restaurantes ou fazer a alimentação em casa, então é importante que o empresário da gastronomia esteja atento às possibilidades do período e divulgue seus cardápios para esse dia, comunicando seus clientes, para fazer suas reservas com antecedência”, explica a economista do Sebrae MS, Vanessa Schmidt.

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