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sexta-feira, 1 de julho de 2022

COMO NÃO GASTAR EM EXCESSO EM MARKETING DIGITAL

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O marketing digital tornou-se num aliado de peso e absolutamente fundamental para o sucesso comercial de qualquer marca ou empresa. É que, numa altura em que a internet operou uma verdadeira revolução silenciosa nas nossas vidas, alterando significativamente a forma como comunicamos, trabalhamos e até consumimos, o marketing digital tornou-se numa ferramenta fundamental. É que esta é a área de actividade que desenvolve as estratégias de promoção de produtos e serviços através dos novos canais de comunicação digitais.

Os últimos anos têm sido de total transformação. O aumento do comércio online, que estabeleceu de vez o e-commerce junto dos hábitos de consumo da população em geral, levou a que as empresas aumentassem ainda mais os seus orçamentos no marketing digital. Basta ver os números oficiais para ver que houve um crescimento de despesas nesta área na ordem dos 76 por cento, quando comparado com o mesmo período de tempo no ano transacto. Números consideráveis e absolutamente impressionantes.

No entanto, com o aumento desses gastos e, consequentemente, das estratégias e dos próprios canais de comunicação digitais, cresceram também os riscos das empresas gastarem em demasia. Ou seja, há cada vez mais a possibilidade das marcas estarem a gastar mais dinheiro do que aquele que realmente necessitam, acabando por estrangular o seu próprio mercado ou saturar o seu público-alvo. Os profissionais do marketing digital têm assim em mãos um novo desafio e, por isso, é fundamental que consigam identificar e diagnosticar o problema com antecipação, de forma a implementarem algumas dicas e conselhos eficientes e eficazes no controle e redução de custos.

QUANTIDADE EM VEZ DE QUALIDADE

O lema de qualquer empreendedor é só um: o importante não é trabalhar mais, mas sim trabalhar melhor. Esta é uma máxima que gente como Steve Jobs ou Elon Musk, da Tesla, seguem religiosamente. Por isso, no marketing digital é também fundamental optimizar recursos, de forma a ganhar tempo. Até porque, hoje mais do que nunca, tempo é dinheiro.

Assim, uma forma de evitar gastar dinheiro a mais no marketing digital passa por recorrer a ferramentas digitais gratuitas. Hoje em dia, numa altura em que os smartphones se tornaram quase numa extensão do próprio corpo humano, existem aplicações para quase tudo. Por exemplo, escolha um servidor de hospedagem com PHP completamente gratuito para colocar o site da sua empresa e assim poupar dinheiro. Hospedagem rápida é essencial agora! Uma boa hospedagem é importante porque afeta a velocidade do seu site. Ou então escolha um editor de sites igualmente grátis para poder investir em promoção ou em outras coisas mais importantes.

Mas não só. Tenha também em atenção os seus próprios orçamentos. É que é muito fácil perder o controle perante os resultados online de uma campanha digital. Por exemplo, é cada vez mais comum uma empresa lançar uma campanha digital e, com a pressa de obter resultados, apostam em vários anúncios digitais em diferentes plataformas num só fim-de-semana. E, de repente, todo o orçamento que tinha para a totalidade da promoção do produto foi gasto em apenas 3 dias, quando podia ter sido estruturado de forma mais sustentável ao longo de duas semanas.

COMPREENDA O MERCADO E O SEU PÚBLICO-ALVO

Tendo em conta que cada vez existem mais recursos e ferramentas digitais para intervir no mercado, é fundamental que compreenda cada vez melhor quem é o seu público-alvo e como este se comporta. Ou seja, os marketeers digitais e os empreendedores têm que ter cada vez mais uma noção completa, integrada e sustentada dos canais de comunicação digitais e apropriados para promover o seu produto ou serviço. Isso é fundamental para evitar gastos a mais em promoção.

Além isso, ao optimizar essa promoção estará também a ganhar vantagem sobre a sua concorrência. Tendo em conta que, graças à internet, o mercado é hoje global e, por isso, mais exigente, não basta apenas estar presente. È também importante saber como sobressair e se destacar acima da espuma da revelação. Assim, uma boa campanha de marketing digital permite recuperar o investimento feito e potenciar e maximizar o sucesso comercial.

È igualmente fundamental planear estratégia de comunicação digital transversais. Hoje em dias são várias as estratégia sede marketing digital possíveis, tendo em conta os diferentes canais de comunicação: redes sociais, e-mail, Google Ads, etc. Assim, aumente a eficiência da sua promoção e lembre-se, mais uma vez, que a adopção de uma atitude responsável, sensata e inteligente permite trabalhar melhor, em vez de trabalhar mais. E, com isso, poupando mais dinheiro, sem gastar em excesso ou acima das suas possibilidades.

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