25.4 C
Dourados
segunda-feira, 4 de julho de 2022

Entenda quais são os principais tratamentos para aliviar os desconfortos da endometriose

- Publicidade -

Uma das inflamações no sistema reprodutor feminino que afetam as mulheres no mundo todo é a endometriose, uma doença silenciosa de difícil diagnóstico.

Existem muitos casos que a mulher sofre com os sintomas e não percebe, podendo ser “camuflado” por fortes dores das cólicas no período menstrual.

No Brasil, cerca de 24 mil casos de endometriose foram atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ano passado em 2021.

No entanto, esses dados são bem menores do que a realidade de muitas mulheres, pois muitas não levam a risca o exame preventivo, que ajuda a identificar indícios da inflamação em seu modo profundo.

Além do papanicolau, como é conhecido, outros exames laboratoriais podem ajudar no diagnóstico da endometriose, como exemplo do exame de sangue que ajuda a detectar vestígios da doença e outras como o câncer de ovário.

A demora ao detectar a doença pode trazer riscos para a mulher, principalmente para quem deseja engravidar.

Como é uma doença crônica, a endometriose não tem cura, apenas um tratamento dos sintomas para aliviar as dores, desconfortos e até se preparar para uma gestação. 

Abaixo selecionamos os principais tratamentos usados para ajudar em casos de endometriose. Confira

Medicamentos para tratar endometriose 

Para começar um tratamento para endometriose, o profissional precisa considerar alguns pontos importantes no quadro de saúde da paciente, como por exemplo aspecto dos sintomas, avanço da doença, idade da mulher e o desejo de engravidar.

Um dos tratamentos são com os medicamentos que bloqueiam a produção de estrogênio no ovário, responsável pelo crescimento dos focos da endometriose.

No entanto, este tratamento não ultrapassa os seis meses, por conta dos seus efeitos colaterais ligados aos sintomas da menopausa.

Tratamentos hormonais para aliviar os sintomas

O tratamento com hormônios é o mais indicado para aliviar os sintomas da inflamação, pois eles interrompem a menstruação.

Este tipo de terapia para a endometriose não elimina os focos, podendo ser receitado a colocação de DIU, hormônios injetáveis e uso contínuo de anticoncepcional.

A ideia é que esses medicamentos cessam a produção de estrogênio e ajudam a aliviar os sintomas como as fortes dores das cólicas, conheça o tratamento.

Cirurgia para endometriose em últimos casos

Em últimos casos é considerado a cirurgia para endometriose, para tratamento das lesões que se espera cessar a inflamação.

Neste caso, a cirurgia mais indicada é a laparoscopia ideal para retirar os focos da doença, porém, isso não impede que elas retornem.

É bem importante que a mulher faça um acompanhamento médico com ginecologista, pois como dissemos acima, será preciso considerar os fatores decisivos no tratamento como a idade, gravidade dos sintomas e o desejo da mulher engravidar.

Por isso, esse é mais um motivo para realizar o preventivo anualmente, considerando também os sinais que o corpo fornece quando algo não está bem na mulher.

Comentários do Facebook

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-