32 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Espaço cultural da UEMS abriga acervo histórico em Dourados

- Publicidade -

A Casa da Cultura UEMS – Espaço Guaraoby é a mais nova referência da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), fora da cidade universitária, endereço da sede da Instituição. O espaço gerido pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) foi inaugurado no início deste mês e abriga importante acervo histórico que compreende variedade de materiais como instrumentos musicais, fotografias, itens fonográficos, entre outros. 

Referência para a arte regional, o prédio foi integrado à administração da Universidade desde 2014 e, após reformas, reabre para atendimento da população douradense e a todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

No local foi fixada uma homenagem ao Maestro Adilvo Mazzini, falecido em 2019. Mazzini transferiu o prédio do então “Espaço Guaraoby” à Universidade em 2014.

Nas próximas semanas a equipe da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer da UEMS irá anunciar as atividades que serão ofertadas no local a partir do 2º semestre deste ano. Já ocorrem na Casa da Cultura aulas de Teoria e Percepção Musical para crianças, adolescentes e adultos, com a maestrina Miriam Suzuki – Terças e Quintas-feiras – no período vespertino; Aulas de Capoeira com Mestre Macaúba – Segundas, quartas e sextas-feiras – no período noturno. 

“Nós estamos organizando para divulgar após o recesso discente e docente da UEMS a oferta de um sarau cultural e musical uma vez por mês. Vamos ter nesse espaço também cursos e oficinas de artes destinados à comunidade interna e externa. Neste momento, estamos fazendo um levantamento da oferta dos nossos artistas e também da vontade da nossa comunidade”, diz Érika Kaneta Ferri, Pró-Reitora da PROEC.

Casa da Cultura
A Casa da Cultura UEMS foi inaugurada no dia 26 de abril de 2003 e teve sua regulamentação aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em 2006. O local é um espaço da UEMS, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários. A Casa funcionava  próximo ao atual endereço ofertando cursos e oficinas promovidos pela Instituição.

Já o Centro Cultural Guaraoby é conhecido como o mais antigo e tradicional espaço de arte e cultura de Dourados e durante mais de 45 anos foi o reduto das atividades voltadas à arte e cultura, em especial, ao canto coral. No espaço localizado no centro da cidade foram realizados inúmeros encontros, intercâmbios culturais e oficinas.

O Centro Cultural Guaraoby (guará = peixe / oby = azulado, esverdeado, dourado = peixe dourado // guará = lobo / oby = uivo do lobo) – anteriormente denominado Coral Santa Cecília; foi oficialmente criado em 02 de setembro de 1979, tendo como local o colégio Imaculada Conceição em Dourados. O Centro Cultural inaugurou sua sede própria em 27 de outubro de 1984 e em 10 de setembro de 2006, reformulou, por força de lei, os seus estatutos, oportunidade em que foi também mudada a razão social, substituindo, assim, o nome Coral Santa Cecília, como era conhecido para Centro Cultural Guaraoby.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights