27.4 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

No II Dia Mundial dos Avós, Igreja quer destacar o quanto os idosos são um valor para a sociedade e a comunidade eclesial

- Publicidade -

CNBB

Em 10 dias, no dia 24 de julho, a Igreja irá celebrar o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. O tema escolhido pelo Papa Francisco para a ocasião, “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15), pretende destacar o quanto os avós e idosos são um valor e um dom, tanto para a sociedade quanto para a comunidade eclesial.  O gesto, segundo o Pontífice, “é uma obra de misericórdia do nosso tempo”.

No dia 24, às 10h na Itália (5h no horário de Brasília), o Papa delegou o cardeal Angelo De Donatis para presidir a celebração eucarística na Basílica de São Pedro, mas todas as dioceses do mundo são convidadas a celebrar a data com uma liturgia dedicada aos idosos.

O convite para visitar idosos sozinhos

Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida dá indicações de como participar do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: celebrando uma missa ou visitando os idosos que vivem sozinhos, inclusive utilizando o material pastoral e litúrgico disponibilizado em modalidade on-line no site do próprio Dicastério. Quem visitar ou acompanhar os idosos sozinhos, por exemplo, a Igreja vai conceder uma indulgência plenária para quem o fizer perto do dia 24 de julho.

A ideia da Santa Sé com a celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é que esta seja uma tradição na prática pastoral comum das comunidades eclesiais. “A atenção para com os avós e idosos, com efeito, não pode ser algo extraordinário, dado que a presença deles não é excepcional, mas um fato consolidado na nossa sociedade”, afirma o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Preparação na Igreja no Brasil

Na preparação para a data, pastorais e organismos ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizam ações para motivar o envolvimento nas celebrações e iniciativas. Lives com partilhas de experiências, vídeos com testemunhos, sugestões de ações com os idosos são algumas das ações planejadas. O II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é iluminado neste ano pelo tema “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15).

Confira a mensagem do Papa Francisco para a ocasião.

“Deste modo o Dia Mundial dos Avós e Idosos é uma oportunidade para dizer mais uma vez, com alegria, que a Igreja quer fazer festa juntamente com aqueles que o Senhor – como diz a Bíblia – «saciou com longos dias» (Sal 91, 16). Celebremo-la juntos! Convido-vos a anunciar este Dia nas vossas paróquias e comunidades, a visitar os idosos mais abandonados, em casa ou nas residências onde estão hospedados. Procuremos que ninguém viva este dia na solidão”. Trecho da Mensagem do Papa Francisco

Lives

Entre os dias 18 e 22 de julho, serão transmitidas três lives – nos canais da CNBB, da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) e da Pastoral Familiar no Youtube – dedicadas a partilhas de experiências e de reflexões. Todas a partir das 20h.

No dia 18, a PPI comanda a live sobre “A importância dos Avós e das Pessoas Idosas para a Igreja e para a sociedade, com a participação do bispo de Patos (PB), dom Eraldo Bispo da Silva, e da especialista em envelhecimento doutora Aurea Barroso.

Terça-feira, dia 19 de julhoa live será conduzida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM). O secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Genilson Sousa, vai partilhar a experiência dos “Idosos e Enfermos Missionários”.

Já no dia 22 de julho, as partilhas serão sobre “A importância da troca de experiência entre as gerações”. Nesta live, estarão presentes agentes das pastorais Carcerária, Catequética, Familiar e Juvenil.

Esses encontros virtuais serão ainda oportunidade de incentivar as pessoas a realizarem as três ações propostas pela Pastoral da Pessoa Idosa para a data: a vista às pessoas idosas com a leitura da mensagem elaborada pelo Papa Francisco; a visita dos jovens e adolescentes aos seus avós; e a celebração de missas com a intenção da data em cada comunidade.

Para saber mais sobre a programação no Brasil:
|Acesse: https://vidaefamilia.org.br/evento-ii-dia-mundial-avos-idosos/

Com informações do VaticanNews e da Vida e Família

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-