10.1 C
Dourados
sexta-feira, 19 de agosto de 2022

IFMS abre matrículas para 125 vagas em cursos de idiomas

- Publicidade -

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com matrículas abertas para 125 vagas remanescentes nos cursos presenciais de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Espanhol, Inglês e Libras, ofertados pelo Centro de Idiomas (Cenid) da instituição, com ingresso no 2° semestre.

As vagas estão divididas entre turmas iniciantes e em andamento e serão ocupadas por ordem de matrícula, nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí e Três Lagoas. A abertura das vagas considera as não ocupadas ao término da primeira e segunda chamadas.

Caso exista lista de espera para a turma/curso, os candidatos que a integram possuem prioridade. Encerrado o prazo, as vagas serão disponibilizadas aos demais interessados, também por ordem de matrícula. O edital onde estão especificadas as vagas e a lista de espera está publicado na Central de Seleção.

Os candidatos da lista de espera e demais interessados precisam estar atentos aos prazos, levando em consideração a situação das turmas: 

  • candidatos da lista de espera para as turmas iniciantes podem fazer a matrícula até segunda-feira 1°. Depois disso, se houver vagas não ocupadas, elas serão abertas à comunidade; 
  • para as turmas iniciantes onde não há lista de espera, o prazo de matrícula vai até 12 de agosto, quando termina a terceira semana de aulas;
  • os candidatos em lista de espera para as turmas em andamento também podem se matricular até 12 de agosto.

Os interessados devem fazer a solicitação de matrícula de forma on-line ou se dirigir ao campus do IFMS onde a vaga é ofertada, de acordo com os endereços e horários de atendimento nas unidades da instituição.

Matrícula – Para efetuá-la é necessário acessar o Sistema de Matrículas do IFMS. Caso seja o primeiro acesso, o candidato deverá clicar na opção “Ainda não tem login? Clique aqui para ativar o seu acesso”. Em seguida serão solicitados o número do CPF, a data de nascimento e o e-mail cadastrado na Central de Seleção. 

Após ativar o acesso, o login no sistema estará liberado. É necessário acessar novamente o endereço eletrônico, informando CPF e senha, que será enviada para o e-mail cadastrado. 

Ao acessar o sistema, o candidato será informado sobre o tipo, a chamada, o curso e o campus para o qual foi convocado para matrícula. Caso alguma informação esteja incorreta, deverá ser enviado uma mensagem para [email protected]

Após conferir as informações, o candidato deverá clicar em “solicitar matrícula”. O primeiro passo é o preenchimento do Questionário Socioeconômico. Após a validação, os dados pessoais serão apresentados para possíveis correções. 

Posteriormente, o candidato será levado à página de upload, na qual deverá anexar os seguintes documentos digitalizados:

  • requerimento de matrícula, devidamente preenchido e assinado;
  • documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso;
  • documento oficial de identificação com foto;
  • documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade;
  • termo de ciência para solicitação de matrícula on-line, a ser assinado pelo responsável legal, certidão de nascimento do menor ou documento de guarda ou tutela, se for o caso, e o documento oficial com foto do responsável legal, no caso de o candidato convocado ser menor de 18 anos;
  • uma foto 3×4 recente.

É necessário anexar um ou mais arquivos para cada comprovação solicitada, sempre clicando em “enviar comprovante” para efetivar o carregamento e confirmar que o mesmo foi salvo.

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf. 

Após anexar todos os arquivos, o candidato deverá clicar em “salvar e finalizar” para encerrar o processo de solicitação de matrícula. Ao final do procedimento, um comprovante será exibido. 

Vagas ofertadas nos cursos de idiomas do IFMS

Turmas iniciantes
CampusCursoVagas
Campo GrandeEspanhol Básico – nível I09
Inglês Básico – nível I12
Libras Básico – nível I12
CoximEspanhol Básico – nível I10 (não há lista de espera)
Inglês básico – nível I (noturno)15
Inglês básico – nível I (vespertino)11
DouradosInglês Básico – nível I11
NaviraíEspanhol bàsico – nível I11 (não há lista de espera)
 Inglês Básico – nível I05
Turmas em andamento
AquidauanaLibras Básico – nível II01
Campo GrandeInglês Básico – nível II13
CorumbáEsoanhol Básico – nível II02
Três LagoasInglês Básico – nível II05
Inglês Intermediário – nível V08
Comentários do Facebook

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-