28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Nova habilitação em vigor desde junho de 2022: o que mudou?

- Publicidade -

 Portal do Trânsito

A nova habilitação entrou em vigor em junho e a troca do modelo antigo para o novo será feito no ato da renovação do documento.

Veja outras informações.

Antes mesmo de ter a nova habilitação, é necessário saber a procedência do veículo que está dirigindo. Para isso, utilize as consultas veiculares online para ter em dias todas as informações do veículo.

Desde junho de 2022 um novo modelo da carteira de habilitação começou a valer. A intenção da mudança é deixar o documento mais seguro, com recursos antifraudes e também fazer dela mais acessível internacionalmente. 

A nova habilitação vem agora nos idiomas português, inglês e espanhol. Facilitando a vida dos motoristas brasileiros que dirigem no exterior. 

Mesmo assim, a nova habilitação ainda não é obrigatória para todos. É possível esperar a época de renovação para atualizar a carteira.

Para saber mais sobre a nova habilitação, separamos todas as novidades sobre ela. Confira.

Afinal, o que é a nova CNH?

A Carteira Nacional de Habilitação é um documento obrigatório para quem deseja dirigir veículos. Ela possui categorias, que variam de acordo com o veículo que será conduzido. 

Quem trabalha como motorista também precisa de uma anotação específica na CNH. E desde 2017, quando houve a implementação do QR Code na CNH ela não era atualizada. 

O modelo que entrou em vigor em junho de 2022 é mais seguro, segundo as autoridades brasileiras. Ele possui dispositivos contra fraudes que só são visíveis com luz ultravioleta. 

A nova habilitação também pode ser utilizada por via digital. O que facilita em caso de perdas. 

Todas essas mudanças visam atualizar os sistemas de controle de dados assim como aumentar a segurança dos documentos brasileiros. 

Motivos da mudança para uma nova habilitação

Com o passar dos anos, as tecnologias avançam e fica cada vez mais difícil manter os documentos seguros. Por isso, as atualizações constantes são necessárias. 

A nova habilitação vem com dispositivos ultra tecnológicos e avançados para evitar fraudes e também para garantir a segurança de quem deseja dirigir no exterior. Muitos países aceitam a CNH brasileira para condução dos veículos em seus territórios.

Outro ponto importante é que a biometria é obrigatória, e a carteira de habilitação está disponível digitalmente, como tem acontecido com diversos documentos importantes como o título de eleitor. 

Dúvidas comuns sobre a nova habilitação

Toda vez que existem mudanças nos documentos uma série de dúvidas surgem. Com a nova habilitação não é diferente. 

Além das dúvidas sobre a obrigatoriedade da mudança de documento, fatores como o que vai constar na carteira também despertam interesse. 

Por isso, veja tudo que foi atualizado na nova habilitação.

É necessário trocar a habilitação antiga por uma nova?

Mesmo que a nova habilitação tenha entrado em vigor em junho de 2022, não é obrigatório correr para mudar a antiga CNH para o novo modelo. 

O governo estabeleceu que todas as CNHs podem ser alteradas de acordo com a necessidade de renovação. 

Mas, quem deseja mudar logo para o novo modelo pode adiantar o processo de renovação, porém nem todos os Detrans permitem renovar a CNH com antecedência.

O que acontece com a atual CNH?

Com o estabelecimento da nova habilitação, a CNH antiga fica obsoleta assim como vai entrando em desuso. 

Como todas as habilitações têm validade, por exemplo, aos poucos todos os motoristas terão a nova habilitação.

Quem ainda está com a antiga não precisa ficar de olho para fazer a mudança logo. Já foi estabelecido que ela só deixará de ser válida quando for preciso renovar, como já acontece atualmente. 

Como será o novo modelo de habilitação?

As informações como restrições médicas e exercício da atividade remunerada continuarão constando em campo específico de forma abreviada.

Além da predominância das cores verde e amarela, outra alteração é a inclusão da letra “P”, para indicar que o condutor tem Permissão para Dirigir (PPD), ou “D” para apontar que o motorista tem CNH definitiva.

A nova habilitação é mais segura que a antiga?

A nova habilitação é muito mais segura do que o modelo anterior. Além dos elementos gráficos, ela possui alguns códigos só poderão ser vistos com luz ultravioleta. 

A parte inferior da nova CNH também conta com um holograma, que dificulta qualquer falsificação. Dessa forma, são muitos recursos de segurança do que qualquer modelo anterior.

Para que serve o código MRZ (Machine Readable Zone) no documento?

MRZ é a sigla de Machine Readable Zone, e é um código que já se encontra nos passaportes. 

Só é possível ler o código por meio de aparelhos eletrônicos. Além disso, ele tem como finalidade a verificação mais ágil da autenticidade do documento. 

E mesmo que esse código esteja disponível no passaporte, quando o motorista estiver conduzindo no exterior, ele precisa estar com os dois documentos. 

O passaporte continua sendo o documento de identificação oficial em território estrangeiro. A ideia da nova habilitação não é unificar todos os documentos, mesmo que ela agora esteja em três idiomas.

Quando solicitar a nova habilitação?

Não é preciso correr para trocar a CNH. É possível solicitar a nova habilitação na época de renovação do documento. Por esse motivo, quem tem a CNH antiga dentro da validade, por exemplo, pode circular tranquilamente por qualquer via.

Conclusão

Os documentos se atualizam para poder aumentar o nível de segurança bem como acompanhar avanços tecnológicos. Isso aconteceu antes mesmo da nova habilitação, com a implementação do QR Code. 

Nesse sentido, a nova CNH visa proporcionar mais conforto para os que desejam conduzir no exterior, outro fator importante. 

Para ter a nova habilitação, por exemplo, basta esperar o tempo de renovação e pedir a sua. 

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-