32.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Com produção de 177 milhões de aves, MS quer tornar-se um estado multiproteína animal

- Publicidade -

Com produção de mais de 177 milhões de aves ao ano e suinocultura em expansão e pegada de sustentabilidade, Mato Grosso do Sul quer tornar-se um estado multiproteína animal. Este é um dos objetivos do Governo do Estado, que por meio da Secretaria de Estado da Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro) está até amanhã (11) participando do Salão Internacional de Aves e Suínos (SIAVS 2022).

Mato Grosso do Sul é um polo avícola de extrema representatividade no Brasil, sendo o 4º maior exportador de carne de frango. Atualmente a avicultura estadual é a 4° maior exportadora de material genético do Brasil com cinco indústrias atuando em Sidrolândia, Dourados, Caarapó, Itaquiraí e Aparecida do Taboado. Todo este potencial da Avicultura e da suinocultura de MS está sendo apresentada no Salão.

O secretário de Estado do Meio Ambientem Jaime Verruck, participou ontem (09) da abertura da feira, e reforçou os fortes investimentos em andamento do Mato Grosso do Sul dentro da cadeia de proteína animal. Ele apontou que ao longo deste ano serão recebidos inúmeros aportes na avicultura e na suinocultura. Ele também, indicou o crescimento em produção avícola e o desenvolvimento de áreas como a de bioenergia. A expectativa é que o Estado se torne referência em produção Carbono Zero.

“Nos causa orgulho a qualidade e eficiência da nossa produção de proteína animal. Com políticas de incentivos de resultados temos previsão de aumento na produção de aves para o futuro, com o funcionamento dos novos aviários de modelo DARK HOUSE, que estão sendo instalados em Rio Brilhante, Dourados e Laguna Carapã”, sinalizou.

Com relação a suinocultura Verruck afirmou que a atividade atinge níveis de excelência com crescimento no volume de carne de qualidade, sustentabilidade produção de biogás. “São atividades com selo de Carbono Neutro. Pilares importantes na nossa escalada de sustentabilidade. Por isso nossa participação com um estande na feira visa captar investimentos e mostrar o que o Estado está fazendo na suinocultura, avicultura e piscicultura”, explicou.

Ontem durante todo o dia o secretário recebeu empresários, da JBS/Seara que foram debater a ampliação dos empreendimentos de aves no Estado. Também conversou com a diretoria da Aurora que abate suínos em São Gabriel do Oeste, assim como suinocultor que instalou recentemente uma Unidade de produção de leitores em Rio Negro.

Investimentos na produção de ovos também foram debatidos com um empresário que vai instalar aviários de poedeiras na região de Nova Andradina.

“Diante destes investimentos acreditamos que MS tenha maior crescimento na produção de proteína animal. Temos uma suinocultura sustentável, projetos numa lógica para conseguir desenvolver geração de energia e também estabelecemos um regramento muito grande na questão da sustentabilidade. Então MS hoje tem o melhor crescimento e uma tecnologia na indústria, produção e beneficiado pelo crédito do FCO onde priorizamos projetos de suinocultura e avicultura com taxas de 6,5% ao ano, bastante atrativas”, finalizou.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights