40.1 C
Dourados
quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Conexão 4G será ampliada em 7,5 mil km de rodovias no Centro-Oeste

- Publicidade -

Agência gov

Todas as rodovias federais do país terão conexão 4G. As obras de conectividade fazem parte dos compromissos do Leilão do 5G e estão previstas no eixo Inclusão Digital e Conectividade do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No Centro-Oeste, serão quase 8 mil quilômetros com conexão disponível: 3.205 quilômetros em Mato Grosso; 2.643 em Mato Grosso do Sul; 1.626 em Goiás; e 19 quilômetros no Distrito Federal.

O sinal 4G também chegará a 447 distritos, vilas e áreas rurais, sendo: 193 em Goiás; 168 em Mato Grosso; 75 em Mato Grosso do Sul; e 11 no Distrito Federal. A quinta geração de dados móveis, por sua vez, terá pontos de conexão em todas as 468 sedes municipais da região, bem como em 57 pequenas e isoladas localidades (24 em Goiás, 18 em Mato Grosso e 15 em Mato Grosso do Sul).

O Novo PAC também prevê a implantação de redes fixas de fibra óptica em 14 sedes municipais do Centro-Oeste – 13 em Goiás e uma em Mato Grosso do Sul.

ESCOLAS CONECTADAS – Impulsionar o uso da internet para fins pedagógicos, fortalecendo a qualidade da educação pública, também é um dos objetivos do Novo PAC. Nos quatro estados do Centro-Oeste brasileiro, quase 8 mil escolas serão conectadas com internet de alta velocidade e com sinal Wi-Fi em todos os ambientes escolares.

Serão 3.512 escolas conectadas em Goiás; 2.271 em Mato Grosso; 1.354 em Mato Grosso do Sul; e 708 no Distrito Federal. Unidades Básicas de Saúde (UBS) próximas às escolas conectadas também vão usufruir da infraestrutura de conectividade.

INFOVIAS – O Novo PAC vai ampliar o acesso à internet banda larga em todas as regiões do Brasil por meio da construção e ampliação de estradas digitais, conhecidas como infovias, que promovem conexão por fibra óptica entre diferentes localidades. Em Goiás, será construída uma infovia de 1,5 mil quilômetro e, em Mato Grosso, uma infovia de 5 mil quilômetros. Além disso, serão expandidas infovias que ligam o Centro-Oeste a diferentes estados e regiões do país.

CORREIOS E TV DIGITAL – Os recursos do Novo PAC também serão destinados a modernizar e ampliar infraestrutura dos Correios . A modernização do parque logístico nacional inclui a aquisição de novos sistemas automatizados de triagem – sendo um em Mato Grosso e um em Goiás – e a construção de centros de serviços postais em locais estratégicos do país – sendo um no Distrito Federal.

O eixo Inclusão Digital e Conectividade do Novo PAC também envolve a ampliação da oferta gratuita de canais de TV com sinal digital . No total, 250 municípios brasileiros que possuem baixa disponibilidade de canais digitais serão priorizados, sendo 25 na Região Centro-Oeste: 10 em Mato Grosso, 10 em Goiás e 5 em Mato Grosso do Sul.

Por: Ministério das Comunicações (MCom)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Pixbet ou Betano: Onde Apostar?

- Publicidade-