40.1 C
Dourados
quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Mais de 60 órgãos e entidades federais oferecem protocolo digital para atendimento ao público

- Publicidade -

Agência gov

Mais de 60 órgãos e entidades já oferecem o canal de atendimento Protocolo GOV.BR, ferramenta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que agiliza e facilita a vida dos cidadãos que precisam enviar documentos, solicitações ou requerimentos para órgãos públicos. O mais recente órgão a aderir foi o recém-criado Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte que começou a receber os primeiros documentos pelo canal, totalizando a adesão de 61 instituições.

O serviço é gratuito e para enviar documentos, solicitações e requerimentos de forma eletrônica é só acessar a página inicial do GOV.BR e consultar a lista de órgãos que já utilizam o Protocolo GOV.BR. Na página também é possível a companhar o passo a passo para utilização do protocolo pela internet, de qualquer local, sem precisar se deslocar, imprimir ou esperar atendimento.

Pessoas físicas, em interesse próprio ou como representantes de empresas, associações da sociedade civil ou outros órgãos e entidades da Administração Pública podem utilizar o Protocolo GOV.BR. O sistema está disponível para utilização por órgãos e entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.

O passo a passo de como protocolar

1. Digite www.gov.br no seu navegador e clique no banner do Protocolo, no final da página. Você também tem acesso direto à página se digitar no seu navegador gov.br/protocolo ;

2. Clique no botão com a sigla do órgão ou entidade no qual que deseja protocolar um documento;

3. Clique no botão inicial, no canto direito da tela e faça login com a sua conta gov.br no Protocolo GOV.BR. Caso não tenha, acesse gov.br/conta e saiba mais sobre como criar a sua;

4. Preencha o formulário da solicitação com as informações necessárias;

5. Anexe todos os documentos necessários, conforme as orientações, e confira os dados informados antes de concluir a solicitação para protocolar documentos;

6. Fique atento ao andamento de sua solicitação verificando seu e-mail ou pelo menu “Minhas Solicitações” do Protocolo GOV.BR.

Integração SEI

O Protocolo GOV.BR é integrado ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e diminui custos com digitalização, impressão e guarda de documentos físicos, trazendo maior celeridade e controle no registro e distribuição de processos administrativos e economia de recursos públicos pelos órgãos e entidades.

Para mais informações sobre como utilizar ou como os órgãos podem aderir, acesse o portal do Processo Eletrônico Nacional , gerido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Saiba mais nas perguntas frequentes do protocolo – https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/processo-eletronico-nacional/destaques/faq/protocolo-gov.br

Por: Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos 

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Pixbet ou Betano: Onde Apostar?

- Publicidade-