26.3 C
Dourados
domingo, 3 de março de 2024

Projeto inovador otimiza tempo e serviço em urgências e emergências

- Publicidade -

Agência gov

A metodologia Lean Healthcare , de otimização dos fluxos de atendimentos nos serviços hospitalares, contempla – por mês – mais de 70 mil atendimentos junto aos hospitais participantes e gera impacto em mais de 12 mil vidas. Os resultados foram apresentados durante as atividades da Semana de Inovação realizada pela Escola Nacional da Administração Pública (Enap), em novembro, em Brasília.

Desenvolvido e realizado via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), o Lean é uma filosofia de gestão que utiliza princípios e técnicas para melhoria de processos baseados em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar excessos ou atividades de baixo valor agregado, e adota ferramentas como a 5S: senso de utilização, ordenação, limpeza, padronização, entre outras.

De acordo com Alejandro Borges, gerente assistencial do Hospital Geral de Caxias do Sul, o projeto levou resultados significativos para a instituição. “O Lean nas Emergências trouxe um olhar sistêmico para os nossos processos, e nos sentimos confortáveis em ultrapassar as fronteiras da urgência e emergência, implantando melhorias no bloco cirúrgico e nos setores de internação adulta”, destaca.

A mesma mudança foi verificada no Hospital Pelopidas Silveira, em Recife, após a prática da metodologia na unidade hospitalar. “Hoje identificamos melhorias de processos assistenciais, aumento do giro de leitos e redução do tempo de permanência dos pacientes. Tudo isso só foi possível com engajamento de todas as equipes, com alta liderança, para realmente a gente poder mostrar que sim, é possível mudar aquela realidade que tínhamos anteriormente”, relata Raphaela Muniz, diretora de cuidados interdisciplinares do hospital.

Mais sobre Lean Healthcare

Desenvolvida pelo Ministério da Saúde em parceria com 124 hospitais públicos de todo o país, junto com os hospitais privados Moinhos de Vento, Beneficência Portuguesa de São Paulo e Sírio Libanês, a metodologia é composta por atividades que promovem a autonomia dos profissionais de saúde de forma a resultar na otimização do tempo e da qualidade no atendimento das urgência e emergências.

Proadi-SUS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) foi criado em 2009 para apoiar e aprimorar o SUS com projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada.

Em 2023, o programa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.

Conheça do Proadi-SUS no site do programa

Por: Ministério da Saúde

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-