26.6 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

2º Simpósio sobre autismo acontece nesta quarta-feira, 3, na Câmara de Dourados

- Publicidade -

A Câmara Municipal de Dourados debate nesta quarta-feira, 3, a importância da capacitação docente para a identificação de sinais de autismo na primeira infância. O 2º Simpósio sobre o Espectro do Autismo, proposto pelo vereador Sergio Nogueira (PSDB), tem entrada gratuita e emissão de certificado. As inscrições estão sendo feitas no site: https://acesse.one/2simposioautismo.

O evento acontecerá no Plenário da Casa de Leis, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. As palestras serão ministradas pelo psicopedagogo Prof. MSc. Celso Cavalheiro, com a participação da especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Especial, Vânia Cristina Bordim de Souza Carvalho.

No período matutino será discutido sobre os profissionais da educação e o comportamento diferente da criança do Transtorno do Espectro Autista – TEA – como agir! Já no período vespertino, sobre o autismo e a inclusão social – “uma lição de amor’’.

O diagnóstico precoce do autismo desempenha um papel crucial no desenvolvimento infantil. Conforme Sergio Nogueira, “quando uma criança recebe o diagnóstico ainda na primeira infância, o tratamento pode fazer toda a diferença em seu desenvolvimento. No ambiente escolar, isso se torna ainda mais relevante, pois as intervenções oportunas podem ajudar a desenvolver habilidades essenciais para o seu crescimento cognitivo e social”.

Estudos mostram que é fundamental reconhecer que a sociabilidade da criança é beneficiada significativamente quando o tratamento é iniciado precocemente, facilitando sua interação com colegas e professores. “As terapias, aliadas à colaboração dos educadores e da família, têm um papel determinante no processo educacional de alunos com Transtorno do Espectro Autista. A precocidade do diagnóstico não só impacta positivamente o desenvolvimento da criança, mas também auxilia os pais a compreenderem melhor as necessidades, rotina e desafios de seus filhos”, justifica o vereador ao propor o evento.

Sergio Nogueira é autor da Lei Nº 4.254, de 15 de abril de 2019, que Institui o Dia e a Semana Municipal de Conscientização do Autismo. O simpósio é alusivo à data e tem como público-alvo: professores regentes, professores de apoio, diretores, coordenadores, supervisores de ensino, secretárias escolares, merendeira, guarda de pátio, motoristas do transporte escolar e todos os demais atores envolvidos no ambiente educacional do município, pais e entidades assistenciais e não governamentais que atuam na área. Acesse https://acesse.one/2simposioautismo e inscreva-se.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights