26.6 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Aplicação da segunda dose contra dengue começa essa semana em Dourados

- Publicidade -

Começa esta semana a aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue na cidade de Dourados. O município deveria imunizar cerca de 150 mil pessoas até 30 de abril, contudo, pouco mais de 42 mil pessoas de 4 a 59 anos (público alvo) compareceram nas unidades de saúde e nos postos volantes para receber as doses.

Único município do país a vacinar a população em massa, a ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o laboratório japonês Takeda, que desenvolveu a vacina Qdenga.

O imunizante deve ser aplicado em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Em Dourados teve início no dia 3 de janeiro.

Como a vacina tem prazo de validade (30 de abril), o município pode doar doses ao Governo Federal, de forma que seja repassada a outros estados. Campo Grande recebeu 24 mil doses, vacinou 9.009 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos (público alvo) e comunicou que vai devolver 8 mil doses.

A vacina apresentou, nos ensaios clínicos, eficácia geral de 80,2% contra qualquer sorotipo da dengue após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights