19 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

183 dos 193 países integrantes da ONU já confirmaram participação na Rio+20

- Publicidade -

12/05/2012 06h53 – Atualizado em 12/05/2012 06h53

Dos 193 países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU), 183 já confirmaram participação na Conferência Rio+20 e 135 já solicitaram direito de se pronunciar. Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o papel da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontece entre os dias 13 e 22 de junho na capital fluminense, será o de viabilizar um compromisso formal das nações envolvidas em colocar a questão ambiental no centro das decisões sobre o desenvolvimento com inclusão.

Na sexta-feira (10), a ministra participou, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, de debate sobre o evento,que reuniu mais de 60 jornalistas dos veículos de comunicação brasileiros e estrangeiros.

A seu lado estavam o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, o jornalista André Trigueiro e o ecologista Sérgio Besserman.

Presenças

Em Brasília, foi confirmado que os presidentes Jacob Zuma (África do Sul) e Vladimir Putin (Rússia), além dos primeiros-ministros da Índia, Manmohan Singh, e da China, Wen Jiabao, estarão na Rio+20.

No começo da semana, o presidente eleito da França, François Hollande, que elogiou a política social do Brasil, também confirmou sua vinda ao País para o evento.

Por enquanto, 116 chefes de Estado e de Governo informaram que estarão presentes às discussões.

Muitos governos enviarão ministros e assessores para o evento por dificuldades com a agenda política interna. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por exemplo, está em campanha pela reeleição.

Consensos

O porta-voz do Itamaraty, embaixador Tovar Nunes, acrescentou ainda que, como anfitrião do evento, o Brasil tem o papel de ser promotor da busca de consensos.

“Como anfitriões, os brasileiros devem servir como uma espécie de ponte entre as polarizações existentes, buscando a consolidação de uma agenda positiva”, disse.(Ministério do Meio Ambiente)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Carta de convocação

- Publicidade-