14.9 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

‘Acorda Brasil’ leva caras pintadas às ruas de Dourados hoje

- Publicidade -

20/06/2013 07h10 – Atualizado em 20/06/2013 07h10

Movimento integrado com outros municípios chama a população para a Praça central, a partir das 17

Valéria Araújo

Movimentos populares como “Vem Para a Rua” e “Acorda Brasil” fazem protesto hoje, a partir das 17h, na Praça Antônio João. Eles cobram melhorias no serviço público, como saúde, educação e transporte e exigem o fim da corrupção.

Com faixas, cartazes, apitaços, os caras pintadas inovam em Dourados, já que a manifestação também vai contar com apresentações culturais de artistas locais. A iniciativa seria uma forma de chamar a atenção do poder público para as reivindicações da sociedade.

Outra novidade é que as manifestações ocorrerão de forma integrada com o sul do Estado, sendo que manifestantes de cidades como Nova Andradina, Naviraí, Ivinhema, Angélica e Fátima do Sul também devem reforçar as mobilizações em Dourados. Estas cidades contam com a participação dos douradenses no interior.

O presidente do Comitê de Defesa Popular, Ronaldo Ferreira, destaca a importância da participação da sociedade nas mobilizações. “Em relação a nossa atuação, já que o Comitê integra 40 entidades, podemos destacar nossa luta por uma reforma política, uma reforma tributária, uma saúde digna que não deixa seus pacientes morrer por falta de lençol e por um transporte coletivo de qualidade para Dourados”, destaca.

A onda de manifestos em Dourados começou ontem na Câmara de Vereadores, que aprovou, em primeira votação a prorrogação da concessão da Medianeira por mais 1 ano, conforme noticiou O PROGRESSO na edição anterior. Os manifestantes se disseram contra esta iniciativa defendendo que deveria ser melhor discutida com a sociedade antes de ser votada. Estudantes também protestaram contra a hipótese do aumento da tarifa do transporte coletivo de R$ 2,50 para R$ 3,28.

O estudante Matheus Heindrickson, coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal da Grande Dourados, destacou as péssimas condições do transporte coletivo, que penaliza os usuários e explica que o suposto monopólio da empresa nada contribui para a melhoria do serviço e que o atendimento prestado hoje não justificaria um reajuste.

“Se perguntar para qualquer estudante ele vai dizer que o transporte é precário e que as superlotações são constantes. Toda vez que se vai votar algo há melhoras pontuais mas os problemas crônicos continuam”, destaca.

Ontem, os estudantes se reuniram com a Prefeitura de Dourados e com a Câmara de Vereadores. Na oportunidade decidiram acompanhar e opinar para melhorias do novo sistema de transporte coletivo, que está sendo proposto pelo município.

HACKERS

Ontem o site da Câmara de Vereadores foi invadido por hackers. De acordo com o site Douradosagora foi inserida a seguinte mensagem:“tangodow#Vemprarua#AcordaBrasil#AcordaDourados#Anonymus”. A assessoria jurídica da Câmara disse que vai representar criminalmente contra a ação.

Para o presidente Idenor Machado, as manifestações populares são legítimas, no entanto, ”atos de vandalismos devem ser repudiados”.

Público durante o manifesto na Câmara de Dourados, anteontemfoto - Hédio Fazan

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights