21 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Definido local para escola técnica em Dourados

- Publicidade -

11/05/2012 07h05 – Atualizado em 11/05/2012 07h05

O deputado federal Marçal Filho (PMDB), presidente nacional da Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Técnico e Profissionalizante, anunciou o local da implantação da unidade do Instituto Técnico em Dourados. A luta que começou em 2010 – quando o parlamentar foi bater às portas da Secretaria Nacional de Educação Profissional e Tecnológica e falar com o secretário Eliezer Moreira Pacheco, para que a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul não ficasse fora do plano de expansão, inicia sua concretização.

A escola técnica deverá ficar em um espaço próximo à Vila Sâo Pedro e ao Marco da Colônia Agrícola Federal de Dourados que deu origem à cidade. “Fiquei satisfeito com a escolha da prefeitura pelo simbolismo e acessibilidade da localização. Aproveitei e já me reuni como o novo secretário Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antonio de Oliveira, e pedi agilidade nas próximas etapas do projeto” declarou.

O deputado obteve a garantia do então secretário Eliezer, ainda no primeiro semestre de 2010, durante uma audiência em Brasília, ocasião em que apontou a importância da instalação de um centro de formação de mão-de-obra em nível técnico para a região, já que o município havia perdido, por duas vezes, a oportunidade de conquistar uma unidade técnica. “Constatei, na época, que apenas os municípios de Campo Grande, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá e Coxim seriam beneficiadas com uma unidade técnica federal, enquanto a segunda maior cidade do Estado ficaria de fora, então comecei a corrida em Brasília para que a nossa região não perdesse esta oportunidade e fico feliz de ter um papel fundamental neste desfecho”, explicou.

A iniciativa garantiu a inclusão do município na terceira etapa do Plano de Extensão do Ensino Técnico e logo depois com o lançamento do Pronatec, o programa nacional do governo federal de acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o deputado conseguiu a garantia de que Naviraí e Jardim também fossem contempladas com unidades do instituto.

“A próxima etapa é realizar uma audiência pública em parceria com a prefeitura para a definição dos cursos, a exemplo de como nós já fizemos em Dourados, e em Naviraí” afirmou o parlamentar. A primeira audiência, realizada na Câmara Municipal de Dourados contou com a presença do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul, Marcus Aurélius Stier Serpe. Esta primeira reunião norteou os rumos da implantação da instituição no município e discutiu com Representantes dos segmentos da educação e do comércio as demandas regionais. Em Naviraí Cerca de 200 pessoas participaram da audiência, entre estudantes, professores e moradores.

Marçal Filho comemora localização da Escola Técnica (Foto: Divulgação)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-